Cimeira Empresarial EUA-África em Luanda termina com acordos milionários
A capital angolana, Luanda, foi palco do encerramento da Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, um evento de quatro dias que promoveu intensos debates e
Por Nathália Queiroz
15 de ago de 2024 às 16:30
“Façamos juntos um compromisso de não apenas cumprirmos escalas, mas estarmos sempre, sempre a serviço da comunidade” com “prontidão no serviço do altar”, pede o arcebispo de Cuiabá (MT), dom Mário Antonio da Silva, em mensagem aos cerimoniários, acólitos, leitores e coroinhas publicada hoje (15), dia de são Tarcísio mártir da eucaristia, padroeiro dos coroinhas.
Jovens servidores do altar, “sejam imitadores de são Tarcísio”, continua dom Mário, “servindo com amor e obediência trazendo sempre a simplicidade e a leveza no servir e nas atividades. Ainda mais, estejam prontos, isso mesmo, prontos para servir com ardor missionário”.
“Assim como são Tarcísio tenham em seus corações o desejo ardente de servir a Deus. São Tarcísio é um exemplo luminoso de coragem, dedicação, obediência e serviço”, continua a mensagem. “Ainda jovem ele compreendeu a grandeza do serviço ao Senhor se entregando totalmente mesmo diante do perigo para proteger a santa eucaristia, o tesouro mais precioso da nossa fé”, concluiu.
São Tarcísio foi acólito da Igreja de Roma. Morreu apedrejado por defender a eucaristia do ataque dos pagãos. São Tarcísio, mártir da eucaristia, é o padroeiro dos coroinhas.
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Tarcísio ajudava o papa Sisto II na celebração das missas no século III, época em que o imperador romano Valeriano perseguia os cristãos. Eles eram obrigados a se reunir em segredo nas casas ou nas catacumbas para prestar culto a Deus. Quando descobertos, eram presos, torturados e, se não aderissem ao culto do imperador, mortos.
Por causa da perseguição, levar a eucaristia para os doentes e prisioneiros era perigoso. Certo dia, o sacerdote perguntou quem queria cumprir essa tarefa e Tarcísio se ofereceu. “Minha juventude será a melhor salvaguarda para a Eucaristia", disse ele, e levou a hóstia jurando protegê-la até a morte, se necessário.
No caminho, Tarcísio foi parado por pagãos que perceberam que ele apertava alguma coisa ao peito e tentaram arrancá-la. Ele não cedeu e começaram a espancá-lo. O acólito resistiu, conseguiu proteger as hóstias, mas entrou em agonia. Um soldado, que também era cristão em segredo, o levou a um sacerdote.
Tarcísio chegou lá sem vida, mas ainda com a hóstia em um pedaço de linho apertada contra o peito. Ele foi sepultado imediatamente nas catacumbas de são Calisto. O papa Damaso mandou fazer uma inscrição para o túmulo de são Tarcísio, segundo a qual ele morreu no ano 257.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
A capital angolana, Luanda, foi palco do encerramento da Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, um evento de quatro dias que promoveu intensos debates e
O Sumo Pontífice Leão XIV concedeu uma audiência ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova. O encontro ocorreu
Jonathan Roumie, o ator conhecido por interpretar Jesus na popular série “The Chosen”, encontrou-se com o Papa Leão XIV na quarta-feira, 25 de junho de
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão