Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
2 de abr de 2025 às 15:23
Paris sediará as celebrações do 400º aniversário da Congregação da Missão, sociedade de vida apostólica fundada por são Vicente de Paulo para a evangelização dos pobres e a formação do clero.
A Congregação da Missão inicia o seu mês jubilar no mês que vem. Nesse tempo, quatro séculos de história e serviço serão celebrados com uma série de eventos que cujo evento principal será uma missa em 1º de maio, celebrada pelo bispo auxiliar de Paris, dom Emmanuel Tois.
As festividades começarão no domingo, 27 de abril, com um encontro entre cerca de 20 bispos e três cardeais da Congregação da Missão: o arcebispo de Santiago dele Estero, Argentina, dom Vicente Bokalic Iglic; o arcebispo de Adis Areba, Etiópia, dom Berhaneyesus Demerew Souraphiel; e o esloveno Franc Rodé, ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Cerca de 150 missionários vicentinos, representando as várias províncias da Congregação, participarão de um tríduo na Casa Mãe, com um dia de oração, uma peregrinação a Gannes e Folleville, onde ocorreu a atividade missionária de são Vicente de Paulo, e um dia de formação de 28 a 30 de abril.
O destaque da semana será a missa solene na quinta-feira, 1º de maio, na igreja de Santo Eustáquio. A celebração honrará o legado espiritual de são Vicente de Paulo e o compromisso contínuo da congregação com a evangelização e o serviço aos pobres.
Mensagem do papa Francisco: Um apelo à fidelidade missionária
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Francisco enviou uma mensagem ao padre Tomaž Mavrič, CM, superior geral da congregação, em dezembro passado, dirigida à Família Vicentina, com seu desejo de que o aniversário seja uma oportunidade para renovar seu compromisso missionário.
“Rezo para que este aniversário significativo seja uma oportunidade de grande alegria e fidelidade renovada ao discipulado missionário, fundado na imitação do amor preferencial de Cristo pelos pobres”, disse o papa.
Hoje, a Congregação da Missão tem 3 mil membros que evangelizam e servem os mais necessitados em cerca de 100 países.
O legado de são Vicente que continua a transformar vidas
Fundada por são Vicente de Paulo em 1625, a Congregação da Missão nasceu com o objetivo de evangelizar os pobres e formar sacerdotes comprometidos com a caridade e a justiça.
São Vicente entendeu que uma estrutura bem organizada era essencial para atender os mais necessitados. Por isso, fundou as Damas da Caridade, hoje Associação Internacional da Caridade (AIC), em 1617 e, em 1633, junto com santa Luísa de Marillac, fundou as Filhas da Caridade, a mesma congregação de santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em 1830.