2 de set de 2024 às 09:28
Um fato pouco conhecido na vida de madre Angélica, fundadora da EWTN, maior rede de televisão católica do mundo, foi sua grande devoção ao Divino Menino Jesus.
Madre Angélica visitou a igreja do Divino Niño Jesús, no bairro 20 de Julio de Bogotá, Colômbia, durante uma viagem à América do Sul em junho de 1996. Nessa mesma viagem, madre Angélica visitou Peru, Equador e Bolívia.
A devoção ao Divino Menino Jesus começou na primeira metade do século XX, promovida pelo sacerdote salesiano italiano Juan del Rizzo, encarregado da evangelização do humilde bairro 20 de Julio, na capital colombiana.
O carinho pelo Divino Niño, como é conhecido na Colômbia, ultrapassou as fronteiras colombianas e chegou a vários países do mundo.
Um evento transformador: a experiência de madre Angélica na Colômbia
O jornalista americano Raymond Arroyo, diz na biografia Mother Angelica: The Remarkable Story of a Nun, Her Nerve, and a Network of Miracles (Madre Angélica: A Notável História de uma Freira, Sua Coragem e uma Rede de Milagres, em tradução livre) diz que em sua viagem de 1996, a fundadora da EWTN foi levada por seu anfitrião na Colômbia, o padre Juan Pablo Rodríguez, à igreja do Divino Niño Jesús.
Enquanto rezava aos pés da imagem, em meio à multidão de fiéis reunidos na pequena capela do Divino Niño, escreve Arroyo, “de repente as lágrimas molharam-lhe o rosto” e para madre Angélica pareceu que a imagem se movia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“ ‘De repente, Ele se volta para mim’, disse Angélica, ‘e diz: ‘Construa-me um templo e eu ajudarei aqueles que a ajudarem’ ”, escreve Arroyo.
Madre Angélica não sabia exatamente como interpretar aquela mensagem e não entendia a que tipo de “templo” se referia. “Toda a mensagem era questionável para mim”, disse a fundadora da EWTN a Arroyo, e disse que não mencionou “essa parte do mandato a ninguém durante alguns anos”.
“Meses depois”, diz o biógrafo de madre Angélica, “ao sair da Basílica de São Pedro em Roma, Angélica leu uma inscrição em pedra que começava com as palavras: ‘Este templo’ ”. Então tudo ficou claro: “O Menino Jesus queria um santuário elaborado, percebeu a Madre. Existia um templo católico, e seu Senhor desejava um novo.”
Um legado de fé: O impacto do encontro de madre Angélica com o Divino Menino
Raymond Arroyo diz em seu livro que a inspiração para o que mais tarde seria o mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, em Hanceville, Alabama, EUA, não surgiu diretamente do Divino Menino, pois as escavações no terreno começaram cerca de seis meses antes da visita de madre Angélica à Colômbia.
“O que o encontro com o menino Jesus fez foi cristalizar a visão da Madre para o mosteiro de Hanceville, alterando radicalmente os planos originais. Dado o que ela considerava um mandamento divino, a ‘simples capela da fazenda’ não seria assim”, diz Arroyo.
Além de uma reprodução da imagem do Divino Menino dentro do santuário do Santíssimo Sacramento do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, uma versão especial da imagem desenhada por madre Angélica fica no centro da praça externa.