O jovem frade agostiniano Luis Fernando Oblitas, conhecido como frei Pipe, sente alegria e admiração quando fala sobre sua ordenação diaconal e depois sacerdotal: ele foi ordenado pelo bispo que mais tarde se tornaria Leão XIV.
“O papa me ordenou” disse o frade, emocionado, à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, de Chiclayo, cidade no norte do Peru onde o papa foi bispo de 2014 a 2023.
Antes de assumir o episcopado no Peru, Robert Prevost, hoje Leão XIV, foi prior-geral da Ordem de Santo Agostinho por dois mandatos consecutivos, o que também lhe permitiu manter uma relação muito próxima com a comunidade agostiniana do país.
Uma ordenação “familiar”
A ordenação diaconal de frei Pipe ocorreu em 13 de novembro de 2021, e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de junho de 2022. Ambas ocorreram em meio à pandemia da covid-19 e foram celebradas pelo bispo Robert Francis Prevost, agostiniano que professou seus votos solenes há cerca de 40 anos.
“Minha ordenação sacerdotal foi no Coliseu do Colégio San Agustín, em Chiclayo. Um dia, o bispo Prevost veio para uma crisma, e eu lhe disse: Monsenhor, estou lhe dizendo que já fui aprovado para o sacerdócio. Gostaria de ser ordenado aqui. Ele respondeu: Ah, sem problemas. Seja ordenado aqui. E quem vai ordenar você? E eu disse: Você, Bispo. Então ele respondeu: 'Ah, eu? Que honra!", disse o frade, rindo.
Para o frei Pipe, a ordem sacerdotal vai muito além de um rito litúrgico; ela representa a unidade da família agostiniana, algo que o atual papa enfatizou fortemente quando era prior-geral.
“Ele sentiu isso: somos irmãos, somos mais do que só um bispo e um diácono. Somos agostinianos. E, de fato, ele me ordenou padre. Foi, honestamente, lindo, porque fazíamos parte de uma família”, diz o frade.
Sua primeira bênção ao futuro papa
Um momento particularmente emocionante ocorreu no fim da missa de ordenação sacerdotal.
"O que eu realmente gosto de dizer é que alguns bispos têm o costume de pedir a primeira bênção ao padre. E sim, de fato, a missa terminou, e eu fiquei surpreso porque o bispo Prevost me disse: bem, eu quero aproveitar meu privilégio como bispo ordenante e quero pedir a sua primeira bênção. E ele se ajoelhou diante de mim, e eu lhe dei minha bênção”, disse o frei Pipe.
Esse gesto, diz ele, deixou uma marca profunda nele.
"Lembro-me de ter ficado muito comovido quando vi um bispo se ajoelhar diante de mim e pedir minha bênção. E eu disse: Quem sou eu para fazer isso? Ajoelhar-se para que eu o abençoasse foi um lembrete e um presente de Deus. Foi um ato que fala muito sobre ele, sobre sua humildade", disse o frade.
A piada que virou realidade
Em 8 de maio, quando os cardeais elegeram um novo sucessor de são Pedro, a comunidade agostiniana de Chiclayo também viveu o momento com atenção.
"Eu já estava brincando antes do conclave. Eu disse: Olha, quem vai me ordenar vai ser eleito papa. Mas como uma brincadeira, sinceramente, como uma brincadeira… Nunca pensei que essa brincadeira se tornaria realidade”, diz o frei Pipe com humor.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A proximidade e a simplicidade de Prevost
O primeiro encontro do frade com o então prior-geral dos agostinianos ocorreu em 2012, em seu processo vocacional.
“Quando cheguei ao convento, vi uma pequena foto dele lá — temos uma foto do superior-geral — e de repente, na hora do almoço, ele apareceu. E eu olhei para a foto, olhei para o rosto dele e disse: Uau! Ele está aqui, não está?", disse o frei Pipe.
Embora os dois não tenham interagido diretamente na época, o que o frade viu deixou uma impressão duradoura: "Minha primeira impressão foi de alguém próximo. Acho que isso é algo que nos caracteriza muito, aos agostinianos: o tema da comunidade, da unidade".
Assine aqui a nossa newsletter diária
Com o tempo, em Chiclayo, o relacionamento se tornou mais próximo. O bispo Prevost começou a chamá-lo de “Pipe”, seu apelido de longa data, um gesto do qual o frade se lembra com carinho porque o fazia se sentir verdadeiramente bem-vindo.
Um pastor com os jovens
O frei Pipe também destaca a proximidade que o bispo Prevost tinha com os jovens.
"Aqui na diocese, ele era muito tranquilo com os jovens. Tenho grupos de WhatsApp lá com os membros do ministério da juventude, e todos postam fotos com ele", diz o frei.
Para o frei Pipe, essa proximidade não diminuiu sua profundidade.
“O que eu pude dividir com ele foi essa proximidade. Isso não significa que lhe faltasse profundidade. Lembro-me das suas homilias quando vinham as confirmações. Eu gostava muito delas”, diz ele.
"Ele tinha vasta formação em direito canônico, teologia e matemática. Bem, ele é o papa! Ele deve ser bem-educado. E como filho de Agostinho, ele também é alguém que sabe bastante", disse também o frade.
“Deus escolhe os pequenos”: mensagem do frei Pipe aos jovens
Como um jovem líder entre os agostinianos, frei Pipe também quis deixar uma mensagem para os jovens que estão preocupados com sua vocação, agora que a Igreja tem um papa agostiniano.
“Tenho pensado muito nessas últimas horas sobre como Deus escolhe as pessoas, não importa de onde elas venham”, diz ele.
O frade diz com emoção que, em seu primeiro discurso como papa, Leão XIV citou Chiclayo.
“É uma cidade que, digamos, não é das mais famosas do mundo. E às vezes Deus é assim: Ele escolhe o pequeno. Vimos isso em muitas histórias de vocações, em figuras bíblicas...", diz o frei Pipe.
Por isso, ele exortou os jovens a não terem medo: “Se você se sente pequeno, se não se sente digno, se não se sente a pessoa mais santa do mundo, lembre-se de que Deus olha para você, para cada um de nós, de uma maneira especial. E Deus nos ama de uma maneira única. Assim como fez com santo Agostinho”.
Diego López Marina es comunicador y periodista de profesión. Es parte de ACI Prensa desde 2016 y en la actualidad se desempeña como uno de los editores web de la agencia.
O evento será realizado no domingo, 1º de junho, às 15h30, em memória de Francisco, que aceitou a proposta apresentada pelo prefeito do Dicastério para
Este é um artigo do site ECCLESIA. Pedro Carvalho destaca que os jovens portugueses se vão «mobilizar muito» para o jubileu, «grande momento de comunhão» mundial
“Quantos outros meninos e meninas mortos serão necessários? Que nível de horror precisa ser transmitido ao vivo antes que a comunidade internacional se manifeste, use
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.