Faltando poucas horas para um ano do atentado na praça de São Pedro, o papa são João Paulo II foi vítima de outro atentado na noite de 12 de maio de 1982, mas desta vez no santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

O autor foi o então padre espanhol Juan Fernández Krohn, que três anos antes havia sido ordenado pelo bispo Marcel Lefebvre, fundador da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, instituição que rejeita o Concílio Vaticano II e que desde 1988 está em cisma com a Igreja Católica Igreja.

No documentário "Testemunho", o cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário do papa polonês e seu colaborador mais próximo por quase 40 anos, contou que são João Paulo II "desejava realmente fazer aquela peregrinação a Nossa Senhora de Fátima para celebrar o primeiro aniversário da tentativa de assassinato” do turco Mehmet Ali Agca.