Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
28 de fev de 2025 às 10:31
A imagem original de Nossa Senhora de Fátima vai estar em Roma por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana, previsto para 11 e 12 de outubro deste ano.
A imagem de Nossa Senhora, conhecida por fiéis do mundo todo, estará presente entre os peregrinos que participarão da missa na praça de São Pedro no domingo, 12 de outubro de 2025, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília), para “enriquecer ainda mais esse momento de oração e reflexão”.
Essa é a quarta vez que a imagem sai do Santuário de Fátima para viajar até Roma, pois isso só acontece a pedido expresso do papa. A primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção, quando, em 25 de março, o papa são João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Nossa Senhora.
A segunda vez foi no Grande Jubileu do Ano 2000 e a terceira em outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé com o papa Francisco.
Segundo um comunicado do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, o acesso à praça de São Pedro para a missa será gratuito e não será necessário ingresso. As inscrições para participar do evento do jubileu já estão abertas no site e vão terminar em 10 de agosto deste ano.
“A presença da querida estátua original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos experimentar a proximidade da Virgem Maria”, enfatizou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Essa é uma das imagens marianas mais significativas para os cristãos de todo o mundo, que, como o Santo Padre destaca na bula de proclamação do Jubileu Spes non confudit, a veneram como ‘a mais afetuosa das mães, que nunca abandona os seus filhos’. Em Fátima, Nossa Senhora disse aos três pastorinhos a mesma coisa que continua dizendo a cada um de nós: ‘Eu nunca vos deixarei. Meu Imaculado Coração será seu refúgio e o caminho que o levará a Deus’ “, disse também o arcebispo.
“Essa imagem sai do Santuário da Cova da Iria de maneira totalmente excepcional e só a pedido dos papas”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
“Neste tempo jubilar, Nossa Senhora de Fátima é a mulher da alegria pascal, mesmo nos tempos dolorosos que o mundo vive. Mais uma vez, a ‘Senhora vestida de branco’ será peregrina da esperança e, em Roma, estará com o ‘bispo vestido de branco’, como os pastorinhos de Fátima carinhosamente chamavam o Santo Padre”, disse o reitor.
A escultura, obra do artista português José Ferreira Thedim, foi feita em 1920 e fica na Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima, em Portugal.
Naquele local, entre maio e outubro de 1917, Nossa Senhora apareceu seis vezes aos pastorinhos Lúcia dos Santos, de dez anos, Jacinta Marto, de sete anos, e Francisco Marto, de nove anos.
A estátua tem 104 centímetros de altura e foi esculpida em cedro brasileiro, seguindo as descrições dadas pelos três pastorinhos. Ela foi solenemente coroada em 13 de maio de 1946, e a bala que feriu o papa são João Paulo II no atentado de 1981 na Praça de São Pedro foi posteriormente incrustada na coroa.