O papa Francisco falou hoje (9) da necessidade de superar a "lógica do mérito" para ser um seguidor comprometido de Jesus Cristo e confiar mais no amor gratuito de Deus.
Continuando sua série de catequese jubilar "Jesus Cristo, nossa esperança", sobre a vida de Jesus, o papa escreveu uma reflexão sobre o capítulo décimo do Evangelho de são Marcos, em que Jesus encontra um jovem rico com um "belo currículo" de boas ações.
"Trata-se de um homem que desde jovem guardou os mandamentos, mas que, apesar disso, ainda não encontrou o sentido da sua vida", escreveu o papa em sua catequese de hoje. "Talvez seja alguém que não se tenha decidido totalmente, apesar da aparência de pessoa empenhada".
Dizendo que a "vida eterna" não é "algo que se obtém por direito" ou "através da observância meticulosa dos compromissos", o papa Francisco enfatizou que um relacionamento amoroso com Deus e com os outros é a chave para uma vida feliz e gratificante na terra e também no Céu.
"Para além, de fato, das coisas que fazemos, dos sacrifícios ou dos sucessos, o que conta realmente para ser feliz é o que trazemos no coração", disse o papa.
Em sua catequese, o papa convidou os leitores a considerar o amor de Deus como um dom que Ele deseja dividir com os outros e não só como uma recompensa que Ele dá aos que fazem boas obras.
"O amor de Jesus é gratuito: exatamente o contrário da lógica do mérito que atormentava essa pessoa. Somos verdadeiramente felizes quando nos damos conta de que somos amados assim, gratuitamente, pela graça".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Isso vale também nas relações entre nós: enquanto procurarmos comprar o amor ou mendigar o afeto, essas relações nunca nos farão sentir felizes", disse também Francisco.
Para que "nosso coração seja mais livre" para aceitar a proposta de Jesus de segui-Lo, o papa disse ser necessário olhar para dentro de nossos corações e entregar nossas feridas e fraquezas ao Deus que quer nos curar.
"Talvez hoje, precisamente porque vivemos numa cultura da autossuficiência e do individualismo, nos descobrimos mais infelizes, porque já não ouvimos pronunciar o nosso nome por alguém que nos quer bem gratuitamente", disse Francisco em sua catequese.
Observando a tristeza do jovem que recusou a oferta de Jesus para ser seu discípulo e segui-lo, o papa Francisco disse estar ciente de que "o que por vezes pensamos que sejam riquezas" pode só ser "fardos que estão nos impedindo".
O papa concluiu a catequese de hoje com uma oração, confiando "todas as pessoas tristes e indecisas" ao Coração de Jesus "para que possam sentir o olhar amoroso do Senhor".
Kristina Millare é jornalista freelance com experiência profissional em comunicação no setor de ajuda humanitária e desenvolvimento, jornalismo de notícias, marketing de entretenimento, política e governo, negócios e empreendedorismo.
A capital angolana, Luanda, foi palco do encerramento da Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, um evento de quatro dias que promoveu intensos debates e
O Sumo Pontífice Leão XIV concedeu uma audiência ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova. O encontro ocorreu
Jonathan Roumie, o ator conhecido por interpretar Jesus na popular série “The Chosen”, encontrou-se com o Papa Leão XIV na quarta-feira, 25 de junho de
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.