Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
26 de mar de 2025 às 11:32
ACI MENA, Agência de Informação Católica no Oriente Médio e Norte da África, serviço de notícias em língua árabe com sede em Erbil, Iraque, lançado pela EWTN Global Catholic Network, fez três anos ontem (25).
A ACI MENA foi criada em 2022 e opera na Universidade Católica de Erbil, cidade no norte do Iraque.
Desde a sua fundação, a ACI Mena se estabeleceu como uma fonte de notícias confiável, comprometida em lançar luz sobre os desafios dos cristãos do Oriente Médio. Em pouco tempo, a agência de notícias se tornou sua voz, destacando sua resiliência, criatividade e determinação, mostrando suas ricas heranças religiosas e culturais.
Gaza
O ano passado foi marcado por eventos dramáticos em toda a região, e a ACI MENA fez uma cobertura aprofundada do sofrimento dos cristãos na Faixa de Gaza e na Terra Santa. A agência chamou a atenção para as orações da Igreja e de seus fiéis pela paz e sua esperança inabalável, apesar do devastador número de vítimas da guerra. A ACI MENA também falou sobre os esforços das organizações de ajuda humanitária da Igreja para apoiar os que permanecem em meio a um declínio acentuado na população cristã.
A agência registrou o momento em que os cristãos de Gaza deram um suspiro de alívio com o anúncio do cessar-fogo entre as Forças de Defesa de Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas, chorando duas vezes – uma de alegria pelo fim da guerra e outra de tristeza por suas vítimas. A ACI MENA também acompanhou os contínuos apelos do papa Francisco pela paz e seu apoio espiritual inabalável à Igreja em Gaza, mesmo enquanto lutava contra uma doença.
Síria e Líbano
A ACI MENA acompanhou de perto os desenvolvimentos na guerra no Líbano, cobrindo as dificuldades enfrentadas pelos cristãos no sul do país e a posição firme da Igreja Maronita defendendo a neutralidade do país em qualquer guerra fútil. A agência cobriu o acordo de cessar-fogo entre as Forças de Defesa de Israel e o grupo terrorista islâmico Hezbollah e, mais tarde, a eleição presidencial no Líbano depois de anos de vacância do cargo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na Síria, a agência registrou as lutas dos cristãos depois das recentes mudanças políticas, os desafios que enfrentaram, as tragédias, os massacres e as tristezas. A ACI MENA também destacou o papel da Igreja na busca de garantias para seu povo em meio a desafios imprevisíveis.
Documentário conjunto
A ACI MENA marcou sua extensa cobertura da resiliência dos cristãos iraquianos em sua terra natal ancestral com o lançamento de um documentário da EWTN. O documentário registra “o sofrimento dos cristãos iraquianos, 10 anos depois do ISIS”, e investiga as dificuldades que eles suportaram, seus rituais e suas atividades espirituais e educacionais. A agência divulgou a reconstrução em andamento de igrejas e mosteiros danificados na ocupação do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS).
Fonte confiável
A ACI MENA fez uma cobertura extensa e precisa dos assuntos da Santa Sé, particularmente sobre a saúde do papa Francisco e em sua recente crise de saúde. A agência tornou-se uma referência confiável para os católicos do Oriente Médio que buscam atualizações confiáveis sobre o papa em meio a uma enxurrada de desinformação.
Além de relatar as atividades diocesanas e monásticas que antecederam o Jubileu da Esperança 2025, a agência continua a dar conteúdo espiritual e educacional, apresentando entrevistas com clérigos e leigos das Igrejas Católicas Orientais. A ACI MENA também divulga as biografias de santos e testemunhos inspiradores de fé.