A Fundação Espanhola de Advogados Cristãos anunciou que vai interpor recurso contra a autorização judicial da eutanásia de Noelia, uma mulher de 23 anos com transtorno mental e tendências suicidas.
Polonia Castellanos, presidente da fundação, disse à EWTN que conseguiu impedir a morte programada da jovem em agosto do ano passado, em nome do pai dela.
Segundo a presidente da fundação, Noelia "tem um transtorno de personalidade limítrofe" e, portanto, "uma incapacidade de fato" de tomar certas decisões.
Ela também enfatizou que as doenças mentais da jovem causam tendências suicidas. No passado, ela se jogou do quinto andar de um prédio.
"Essa eutanásia é motivada exclusivamente pelo transtorno mental ", disse Castellanos.
Para a presidente da fundação, "o governo da Espanha contou muitas mentiras" para justificar a eutanásia nesse caso, como dizer que a jovem "está acamada, que não pode se mover".
No entanto, Castellanos diz que realidade é que a jovem, embora geralmente se mova numa cadeira de rodas devido à tentativa de suicídio, "começa a andar, sobe as escadas sozinha, toma banho, se maquia…”
“Noelia fuma, assiste séries, é autônoma para comer, leva uma vida perfeitamente normal", diz ela.
A presidente da Fundação Espanhola de Advogados Cristãos denuncia "a insistência de alguns setores em implementar e impor a eutanásia, mesmo em pessoas com doença mental ao contrário do que dizem seus próprios pais, que seriam os mais adequados para decidir por Noelia, porque são eles que mais a amam e porque Noelia tem uma incapacidade derivada desse transtorno mental".
A entidade vai recorrer ao Tribunal Provincial da decisão do Tribunal Contencioso-Administrativo nº 12 de Barcelona, num caso inédito na Espanha, por ser a primeira audiência judicial sobre eutanásia desde a aprovação da lei em 18 de março de 2021.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Cerca de 1, 5 mil pedidos de eutanásia desde 2021
Segundo dados do Ministério da Saúde da Espanha, nos seis meses em que a lei esteve em vigor em 2021, foram 173 pedidos de eutanásia, dos quais 75 foram feitos.
Nos outros, em 32 casos a morte ocorreu antes da conclusão do procedimento, 28 não chegaram ao Comitê de Garantias, 25 foram negados. Os pedidos foram revogados em sete casos e foram adiados em seis.
Em 2022, o número de pedidos aumentou para 576, dos quais foram feitas 288 eutanásias. Em 152 casos, os pacientes morreram antes de concluir o procedimento pré-administrativo.
Naquele ano, só uma pessoa revogou o pedido, 22 pediram adiamento, houve 16 negações e em 152 casos, as pessoas morreram antes da eutanásia.
Em 2023, terceiro ano de aplicação da lei na Espanha, foram feitos 766 pedidos de eutanásia, que, somados aos dos anos anteriores, são um total de 1.515 pedidos.
Nesse ano, 334 eutanásias foram aplicadas, enquanto 190 candidatos morreram antes do procedimento ser concluído. Em 21 casos, a petição foi revogada. Em outros 33 casos, foi pedido adiamento e 188 pedidos foram negados.
A maioria dos requerentes de eutanásia na Espanha são pessoas idosas, com mais de 70 anos, que sofrem de doenças oncológicas e neurológicas. Um em cada quatro morre antes do procedimento anterior à execução da eutanásia ser concluído.
Em 95% dos casos, os compostos químicos que causam a morte dos requerentes foram administrados pelos profissionais de saúde.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização fala à mídia vaticana sobre a experiência no Conclave e reflete sobre os primeiros passos de Leão XIV,
Em seu discurso de saudação, o embaixador do Chipre, George Poulides, assegura a Leão XIV a proximidade dos diplomatas em seu ministério petrino: “Juntos com
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.