Antes do sínodo, jesuíta e dominicano escrevem sobre ‘questões LGBTQ’
Compartilhe:
24/set/2024
24 de set de 2024 às 16:15
Dois participantes da segunda sessão do Sínodo da Sinodalidade, que vai ocorrer no mês que vem, falaram publicamente sobre a questão de católicos com tendências homossexuais pouco dias depois de os organizadores da segunda sessão do Sínodo da Sinodalidade dizerem que tópicos polêmicos não eram o foco das discussões.
O padre dominicano Timothy Radcliffe e o padre jesuíta James Martin publicaram em 19 de setembro reflexões pessoais sobre abordagens pastorais a católicos com tendências homossexuais.
Radcliffe, que foi assistente espiritual na assembleia do sínodo do ano passado, já gerou polêmica antes com declarações sobre tendências homossexuais. Ele escreveu na edição de 19 de setembro do jornal L'Osservatore Romano, o jornal da Santa Sé, sobre estar no "caminho sinodal com os católicos gays".
"A doutrina da Igreja já se desenvolve à medida que é revigorada pela experiência vivida: os gays não são mais vistos apenas em termos de atos sexuais, mas como nossos irmãos e irmãs que, de acordo com o papa Francisco, podem ser abençoados", disse Radcliffe.
Forte oposição no Sínodo
O padre James Martin falou à revista jesuíta dos EUA America sobre conversas com os delegados do sínodo no ano passado sobre o que ele descreve como "questões LGBTQ".
O padre jesuíta James Martin. Flickr by Shawn (CC BY-NC 2.0)
O jesuíta, nomeado pessoalmente pelo papa para o sínodo do ano passado, disse ter encontrado forte oposição.
O padre, que fundou o grupo pró-LGBT Outreach (Alcance), falou sobre várias objeções que ouviu dos participantes do sínodo, incluindo que a ideologia LGBTQ representa uma forma de neocolonialismo imposta às culturas tradicionais.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"No final, a melhor maneira de ajudar aqueles que se opõem" à ideologia LGBTQ, escreveu Martin, "é encontrá-los, ouvi-los e conhecê-los como filhos amados de Deus, ou seja, nossos irmãos e irmãs em Cristo".
Ao longo dos anos, críticos acusaram Martin de rejeitar a doutrina da Igreja sobre a pecaminosidade dos atos homossexuais, mas ele diz não rejeitar a doutrina da Igreja.
A doutrina consistente da Igreja sobre a homossexualidade está escrita no Catecismo da Igreja Católica, que diz que, embora os indivíduos com tendências homossexuais "devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza", os atos homossexuais são "intrinsecamente desordenados" e "não podem, em caso algum, ser aprovados" (CIC, 2357-2358).
O catecismo diz também ainda que as pessoas com tendências homossexuais "são chamadas à castidade" e podem se aproximar da perfeição cristã por meio do autodomínio, da oração e da graça sacramental (CIC, 2359).
Apostolados como o Courage International dão apoio espiritual e comunhão a católicos que buscam viver segundo a doutrina da Igreja sobre esse assunto. O Courage adota uma abordagem baseada na castidade, ajudando os membros a crescer em santidade enquanto abraçam a visão da Igreja sobre a sexualidade humana.
Os artigos de Radcliffe e Martin foram publicados enquanto o Sínodo da Sinodalidade se prepara para sua segunda e última sessão de 2 a 27 de outubro no Vaticano.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Tópicos controversos – como tendências homossexuais e gênero – foram delegados a 15 grupos de estudo, cujo mandato se estende além do sínodo de outubro até junho do ano que vem.
Esses grupos darão uma atualização sobre seu trabalho no início da sessão do sínodo no mês que vem.
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.