Este é um artigo do site ChurchPop
Morreu aos 116 anos a freira brasileira Ir. Inah Canabarro Lucas, que em janeiro deste ano havia se tornado a pessoa mais idosa do mundo. Ela, que nasceu no ano em que São Pio X era Papa, faleceu poucos dias após acompanhar o funeral do Papa Francisco.
A empresa de longevidade LongeviQuest divulgou uma nota no seu site em que “lamenta informar o falecimento de Inah Canabarro Lucas, a pessoa viva mais velha do mundo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu hoje, 30 de abril, aos 116 anos e 326 dias.”
O site também noticiou que, com a morte da religiosa, o título de pessoa mais velha do mundo passou para Ethel Caterham, moradora de Surrey, na Inglaterra.
Ir. Inah tinha se tornado a pessoa mais velha do mundo em janeiro, após a morte da japonesa Tomiko Itooka.
Ele é o segredo de tudo
Em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, a Irmã Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, junto com um certificado, que ela orgulhosamente exibia na prateleira de souvenirs da comunidade.
Quando perguntada sobre o segredo para a longevidade, ela atribuía ao Senhor dizendo:
“Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”.
A religiosa também era apaixonada por futebol e tinha o Club Internacional, do Rio Grande do Sul, como time do coração. O clube fez questão de homenagear a torcedora fiel:
“É com enorme pesar que o Internacional recebe a notícia do falecimento da madre Inah Canabarro. A torcedora colorada, que nos deixou nesta quarta-feira, era a mulher mais velha viva no mundo, e destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo. 🙏 Nos despedimos da Irmã celebrando seu legado de espiritualidade e compaixão e desejando força aos amigos e familiares. 🖤”, lê-se o post das redes sociais.
Conheça um pouco da sua história
Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, Brasil, filha de João Antônio Lucas (1870–1923) e Mariana Canabarro Lucas (1878–1954).
Embora a própria Inah sempre tenha afirmado que sua data de nascimento era 27 de maio de 1908, pesquisas posteriores indicaram que ela provavelmente nasceu 11 dias depois. Quando criança, enfrentou problemas de saúde e muitos duvidaram que ela sobreviveria, mas ela desafiou as probabilidades.
Aos 16 anos, iniciou sua trajetória religiosa no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Foi batizada lá em 21 de abril de 1926, aos 17 anos, e depois mudou-se para Montevidéu, Uruguai, onde foi confirmada na Igreja Católica em 1º de outubro de 1929, aos 21 anos.
Em 1930, retornou ao Brasil para lecionar português e matemática no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Professou seus primeiros votos em 1931 e em 27 de julho de 1934, aos 26 anos, fez seus votos perpétuos. Retornou a Santana do Livramento em 1942 para continuar sua vocação de professora. Ela atuou como professora até se aposentar em 1995.