Nathália Queiroz

Arcebispo brasileiro ajuda a organizar funeral do papa e terá uma função no conclave

Este artigo é o do site Aci Digital

Para ler o artigo original clique aqui!

O arcebispo dom Ilson de Jesus Montanari, natural de Sertãozinho (SP), é o vice-camerlengo da Igreja desde 2020. Neste período de sé vacante, ele ajuda diretamente o camerlengo, cardeal Kevin Farrell, nos preparativos para o conclave e administração da governança da Santa Sé até a eleição do próximo papa.

É função do camerlengo, ou camareiro, verificar a morte do papa, fazer alguns dos ritos ligados ao funeral papal, supervisionar os preparativos para o conclave e administrar a governança da Santa Sé até a eleição do próximo papa. Segundo a Santa Sé, o vice-camerlengo ajuda o camerlengo nestas funções e o substitui em caso de ausência.

Dom Ilson nasceu em 18 de julho de 1959 e foi ordenado sacerdote em 1989 na diocese de Ribeirão Preto (SP). Estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto, e Teologia na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Em seu ministério pastoral foi pároco, professor de seminário e vigário judicial diocesano. Desde 2008 entrou para o serviço da Santa Sé. Foi nomeado secretário da Congregação (hoje dicastério) para os Bispos em 2013, secretário para o Colégio dos Cardeais em 2014 e vice-camerlengo em 2020.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele entrará na Capela Sistina para o conclave, pois como secretário do Colégio dos Cardeais, terá a função de fazer a ata das eleições, da quantidade de votos e a ata final da eleição papal.

Entre os 140 cardeais com direito a voto que participarão do próximo conclave, o Brasil tem a terceira maior representação com sete cardeais eleitores que são: o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 72 anos; o prefeito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, de 77 anos; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, 74 anos; o arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha, 65 anos; o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, 75 anos; o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, 57 anos.

Deixe um comentário

Rolar para cima