Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
26 de fev de 2025 às 12:22
O arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, criou um serviço de capelania hospitalar na arquidiocese que dará “assistência religiosa para todos os pacientes dos hospitais da rede pública ou privada” do município. A capelania hospitalar de Palmas terá o auxílio de três padres capelães: padre Geraldo Silva dos Santos, padre Aderso Alves dos Santos e padre Tarso Braga Brasil.
O decreto foi assinado pelo arcebispo e protocolado pela chancelaria da arquidiocese no dia 20 de fevereiro.
Segundo dom Pedro Brito, a criação da capelania se deu “diante da atual realidade e das reais exigências pastorais e missionárias” que a arquidiocese vive em relação ao atendimento aos fiéis enfermos. “Por meio de um conjunto de ações, este serviço religioso” vai cooperar “na prestação da assistência espiritual e emocional voluntária aos que assim necessitarem e desejarem, como: enfermos hospitalizados, seus familiares e profissionais da saúde, levando esperança e conforto aos aflitos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A capelania hospitalar é um serviço “garantido por leis federais e estaduais, como previsto na Constituição Brasileira de 1988”, nos seguintes termos: “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (Cf. art. 5º, VII)”, diz o decreto do arcebispo, destacando que “a fundamentação teológica” desta capelania “se baseia no amor de Deus pela humanidade, no exemplo de Jesus Cristo, na compaixão pelos que sofrem e na fé na presença constante de Deus em meio às dificuldades”.
Para o arcebispo, “ao seguir estes princípios, a capelania hospitalar se torna um instrumento de graça e bênção na vida dos pacientes, oferecendo cuidado integral e apoio espiritual em momentos de fragilidade e dor”.