Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
21 de fev de 2025 às 09:46
Comunidades por toda a Argentina divulgaram suas iniciativas de oração, celebração de missas e vigílias para pedir uma rápida recuperação para o papa Francisco, que atualmente recebe tratamento para pneumonia bilateral e bronquite asmática .
Missa em Buenos Aires pela recuperação do papa
O arcebispo de Buenos Aires, dom Jorge García Cuerva, convocou uma missa a ser celebrada na segunda-feira (24), às 17h (horário local) na Plaza de la Constitución, um lugar emblemático onde, em várias ocasiões, o então cardeal Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires antes de ser eleito papa, “rezou por seu povo”.
“Vamos nos reunir para que nossas orações o acompanhem e o encorajem neste momento de fraqueza”, pediu o arcebispo argentino, incentivando as pessoas a rezar “como a Igreja primitiva fez por Pedro, que foi libertado pelo poder de Deus das correntes que o oprimiam”.
“Com fé e esperança, rezemos por Francisco, que tanto faz por nós, para que possa, com o entusiasmo que o caracteriza, continuar a dedicar-se à sua tarefa pelo bem de toda a Igreja e do mundo inteiro”, concluiu dom Jorge.
Mensagem do arcebispo de Córdoba, dom Ángel cardeal Rossi
“Olá, queridos amigos. Sabemos das dificuldades de saúde que nosso papa Francisco está enfrentando. Essas palavras são para que nos unamos em oração por ele, por sua saúde, para que o Senhor cuide dele”, disse o arcebispo de Córdoba, dom Ángel cardeal Rossi, em mensagem transmitida pela rede de rádio argentina Cadena 3.
“Também rezamos para estar perto dele e dissipar ansiedades e suspeitas sobre sua renúncia ou sua saúde”, disse ele. “Simplesmente rezem por ele e por aqueles que cuidam dele com tanto carinho”.
Preocupação e oração em Santa Fé
“Quando temos notícias sobre seu estado de saúde, ficamos tão preocupados quanto quando um familiar adoece”, disse o arcebispo de Santa Fé de la Vera Cruz, dom Sergio Fenoy, ao site El Litoral. “Mas sou inimigo dos exageros e da dramatização de certos aspectos das pessoas que lideram em nome de Jesus uma comunidade, cuja vida deve ser sempre simples e fácil”.
“Então, agora estou obviamente rezando por ele e, mesmo que eu não peça, muitas pessoas estão. Encorajo todos a tê-lo presente nestes dias, a rezar pela sua serenidade espiritual, para que esteja tranquilo e sinta o carinho do povo, e para que nele, como em mim e em todos, se cumpra a vontade de Deus, quando Deus assim o decidir”, disse dom Fenoy.
Dom Buenanueva: “Rezamos por você, Francisco”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Desde que soubemos que o papa Francisco havia sido internado em Gemelli, espontaneamente o povo, as paróquias, a diocese, começaram a rezar: ‘Rezamos por você, Francisco’, o terço, a missa”, disse o bispo de San Francisco, Argentina, dom Sergio Osvaldo Buenanueva, em mensagem de vídeo na rede social X. O bispo usou a expressão “vos” que os argentinos usam como tratamento informal equivalente ao “tu”, usado nos demais países de língua espanhola.
“Assim é a Igreja, uma família unida por laços sobrenaturais, pela fé, pela caridade, que nos permitem ver no bispo que se senta na cadeira de Pedro, não só mais um líder, mas o pai comum, o pastor que, em nome de Jesus Cristo, apascenta o rebanho. Rezamos por ti, Francisco”, disse dom Sergio.
Oração pela intercessão de Nossa Senhora na diocese de Nueve de Julio
O bispo de Nueve de Julio, dom Ariel Torrado Mosconi, diocese onde os fiéis se propuseram a criar uma rede de oração, rezando uma Ave Maria todos os dias pelo papa, também se dirigiu a Francisco em mensagem transmitida pela EWTN News.
“Desta pátria, sua terra, lhe confiamos muito especialmente para que Nossa Senhora de Luján, sua Mãe, nossa Mãe, cuide de ti e lhe conceda a graça de uma rápida recuperação”, disse dom Ariel Torrado Mosconi.
Tríduo de missas nas vilas e bairros Populares
Assine aqui a nossa newsletter diária
Por sua vez, os padres da Pastoral das Vilas e Bairros Populares, muito estimados pelo papa Francisco, pediram um tríduo de missas por sua recuperação.
“Rezamos na Igreja de Buenos Aires, na paróquia de San Juan Diego, de maneira especial e com grande esperança pela saúde do nosso amado papa Francisco”, disse à EWTN o padre Mario Micheli, da paróquia de San Juan Diego em Villa Lugano, bairro de Buenos Aires. “Que o Senhor lhe dê forças neste Ano Jubilar para acompanhar tantos peregrinos que estão chegando”.
“Senhor, concedei ao nosso papa Francisco a força e a sabedoria para continuar acompanhando todo o seu rebanho. Que o Senhor o abençoe, cuide dele e o fortaleça”, rezou o padre Micheli.
O testemunho do padre Pepe Di Paola
“Rezamos em todas as favelas e bairros populares pelo papa Francisco. Nestes dias estamos rezando por sua saúde e lembramos daquele bispo que visitou nossos bairros, começando pela Vila 21, há tantos anos, compartilhando com os padres das favelas, sabendo que era isso que ele buscava e queria”, disse o padre José María “Pepe” Di Paola, um dos representantes mais conhecidos dos “padres de favela”, em vídeo que circula no WhatsApp.
“Ele se deu bem imediatamente com toda a equipe de padres das favelas e bairros populares, e também se deu bem com as pessoas, porque ele andava e compartilhava as festividades dos santos padroeiros com as pessoas dos nossos bairros, vários momentos lindos e inesquecíveis nas nossas favelas”, disse destacando o acompanhamento do papa em muitos dos projetos, especialmente os Hogares de Cristo.
“É por isso que o amamos tanto, é por isso que nossa amizade se fortaleceu. Hoje, todos rezamos juntos pela sua saúde”, concluiu o padre.