“Promover a vida” desde a concepção até à morte natural e “conscientizar a mulher em risco de realizar um aborto provocado” que “a vida tem um valor maior” é a missão da Associação pró-vida Santos Inocentes, em Samambaia Norte, cidade satélite do Distrito Federal que completará 22 anos de criação amanhã (28), dia em que a igreja celebra a festa dos Santos Inocentes.
A Associação Santos Inocentes foi fundada em 28 de dezembro 2002, por Tania Regina Nunes e se mantêm com a ajuda de doações. Ela foi criada através de uma moção da paróquia São José Operário, em Samambaia Norte. “Nessa moção nós tivemos o impulso de iniciar esse trabalho que é desenvolvido na defesa da vida”, disse Tania Regina à ACI Digital. Ela contou que o nome da associação “foi uma inspiração” nos Santos Inocentes porque estes pequenos mártires “foram massacrados pelo rei Herodes” que por medo de perder seu reinado “queria matar o Cristo”. “E nós nos identificamos muito no início, quando fundamos essa missão com a história desses santos, por isso, depois de refletir, de estudar sobre a história dos santos, nós resolvemos colocar o nome da instituição de Santos inocentes”, explicou Nunes.
Para ajudar a salvar a vida de bebês inocentes do aborto, “a associação desenvolve todo um atendimento esquematizado em torno” da mulher “para que ela não realize o procedimento abortivo”, com “várias metodologias de trabalho”, disse Tania Regina. Umas dessas ações é a operação resgate, em que “a gestante é acolhida, orientada sobre os riscos do procedimento e recebe também o apoio social”.
Além disso, a associação tem mais dois locais de trabalhos nesse sentido. A casa de gestantes, que acolhe a mulher grávida “desprovida de um teto, em vulnerabilidade”, no qual há “uma motivação para ela não abortar”. E o centro de referência de defesa da vida, onde acontece “todos os atendimentos sociais que são desenvolvidos na Instituição”. Segundo Tania Regina, é neste local que eles fazem “as demandas para essas gestantes vulneráveis”, que “são resgatadas” e “conscientizadas” sobre os malefícios do aborto. Assim como as “gestantes que são vítimas de violências domésticas que é um outro foco que é a associação trabalha atualmente”.
Tania Regina ainda disse que, “quando a mãe tem a intenção de entregar a criança para a adoção, a Associação oferece o suporte do serviço social, encaminhando a mãe para o atendimento junto à vara da infância”.
Tania Regina Nunes, fundadora da Associação Santos Inocentes. Arquivo pessoal/ASI
Projetos dos Santos Inocentes
Além das ações que combatem o aborto, a associação tem três projetos sociais atendem à comunidade. O primeiro é a “Creche Santos Inocentes”, “com a finalidade de atender crianças de seis meses a quatro anos completos”. Essas crianças têm “cinco refeições diárias em período integral de segunda a sexta”, e “pedagogicamente sendo assistidos, para que seus pais trabalhem com a segurança de que seus filhos estão sendo bem cuidados”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo Tania Regina, a creche “esteve sem atendimento presencial em 2024”, mas, “estará atendendo as crianças novamente a partir de março de 2025”. “A creche da Associação tem capacidade para 100 crianças e retornará com percentual de 60 a 80 crianças aproximadamente”, relatou Nunes.
Mesmo com a creche sem atendimento, a Associação também “busca inserir as famílias dessas crianças nos projetos oferecidos pela instituição”. Segundo Tania, hoje são atendidas em torno de 300 famílias.
O segundo projeto da associação é o “Atendimento à comunidade”, que “têm a finalidade de assistir a comunidade com o básico necessário, como: escuta qualificada, cestas básicas, atendimento psicológico, creche e orientação sobre benefícios e consultas médicas junto a parcerias do terceiro setor”. Além de uma “padaria artesanal” que “incentiva a renda” dessas famílias e o “atendimento social” que é uma “orientação oferecida pelo serviço social da Associação, no intuito de viabilizar os direitos sociais a essas famílias”, que “em sua maioria” são “vindas de alto grau de vulnerabilidade social, oriundas das áreas de invasão da expansão de Samambaia”, disse Tania Regina.
O último projeto é o “Atendimento sistematizado à gestante”. Nunes disse que ele “é um modelo de atendimento humanizado com o objetivo de atender a gestante a partir do quinto mês de gestação até o bebê completar seis meses de nascido”. Este atendimento vai ajudar “com o básico necessário alcançado” pela Instituição, “realizando cadastro e acompanhamento desde que a mesma tenha dado início ao seu pré-natal (requisito criterioso) no posto de saúde mais próximo de sua residência, direcionando as crianças também para a creche da Associação”, relatou a fundadora da Associação Santos Inocentes.
22 anos de existência
A Associação celebrará seu aniversário de 22 anos de fundação com uma missa solene, amanhã (28), às 10h na paróquia Nossa Senhora das Graças, na expansão da Samambaia, próximo à sede da Associação. Segundo a fundadora da Associação Santos Inocentes, durante a missa haverá “uma motivação” sobre “o valor da vida humana”, conscientizando “as pessoas sobre a importância de dar maior valor a cultura da vida”.
Para Tania Regina, essa missa será “como que uma motivação” para que as pessoas que acompanham, trabalham e são assistidas pela associação, “possam ter um conhecimento melhor e mais eficaz, baseado no princípio religioso, baseado nos princípios cristãos sobre o valor da vida humana”.
Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.
O Sumo Pontífice, Leão XIV, demonstrou seu profundo sentimento de pesar e tristeza pelas pessoas afetadas pelo grave acidente aéreo que ocorreu nesta data, 12
O Cardeal Dom Jaime Spengler, na sua posição como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), discutiu as pressões e desafios impostos pelas
O Pontífice reuniu-se recentemente com membros do clero da Diocese de Roma, dirigindo-lhes um apelo para que intensifiquem a sua presença junto dos que enfrentam
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.