“Atravessar a porta santa não é um ato mágico”, mas um símbolo cristão dos jubileus ordinários que a Igreja celebra a cada 25 anos, disse o papa Francisco ontem (23) em audiência com funcionários e responsáveis pela Inspetoria de Segurança Pública do Vaticano.
“Somos chamados a voltar o nosso olhar para Jesus Cristo, a nossa esperança, que se faz peregrino conosco” no Ano Jubilar, disse Francisco.
“Passar pela porta santa não é um ato mágico, não, não é, é um símbolo, um símbolo cristão - o próprio Jesus diz: ‘Eu sou a porta’ – um sinal que expressa o desejo de recomeçar, e essa é uma bonita sabedoria: recomeçar, todos os dias recomeçar. Sempre dar um passo adiante. O desejo de se renovar, de se deixar encontrar por Deus”, disse o papa Francisco.
“Queridas mulheres e queridos homens da Polícia, gostaria de agradecer-lhes por todo o trabalho que vocês realizam, com dedicação, profissionalismo e generosidade, que fazem para garantir a minha segurança, a dos meus colaboradores e a de todos os peregrinos e turistas na área do Vaticano”, disse também o papa.
Papa Francisco cumprimenta membros da Inspetoria de Segurança Pública do Vaticano. Vatican Media
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francisco disse que essa “tarefa exigente” requer “prontidão e coragem”, deve ser feita com discrição e com “atenção a cada detalhe, paciência e disposição para fazer sacrifícios”.
“A segurança, de fato, é um bem invisível de cuja importância nos damos conta justamente quando, por algum motivo, ela falta, e que se constrói no compromisso contínuo e inteligente de vigilância, noite e dia, todos os dias do ano”, disse o papa Francisco.
O papa disse também que “o ser humano ferido pelo pecado torna indispensável o trabalho das forças públicas colocadas a serviço do bem comum de toda a comunidade, que têm os instrumentos adequados para combater e deter aqueles que estão prestes a cometer crimes e delitos”.
“Vocês podem, com razão, orgulhar-se de viver e agir a serviço do bem comum - muito! - e, ao mesmo tempo, permanecer humildes, pois isso lhes permite reconhecer sua necessidade de ajuda, de bênção, de redenção e manter o coração aberto à graça de Deus”, disse também Francisco.
“E quando meus secretários os visitam aos domingos para lhes trazer chocolate ou algo assim, é um gesto simbólico, mas um gesto que expressa minha proximidade”, concluiu o papa Francisco.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.