Áustria: Bispo de Graz ‘estarrecido e abalado’ com tiroteio em colégio que vitimou 10 pessoas

Miniatura da categoria notícias
Compartilhe:

11/jun/2025

O bispo de Graz-Seckau, na Áustria, Dom Wilhelm Krautwaschl, declarou-se "estarrecido e abalado" após um tiroteio fatal ocorrido em uma escola na cidade de Graz, que resultou na morte de 10 indivíduos.

Na terça-feira, um ex-aluno de 21 anos do Bundes-Oberstufenrealgymnasium Dreischützengasse tirou a vida de nove pessoas antes de cometer suicídio.

"Este ato horrendo em uma escola em Graz nos deixa estarrecidos e abalados", afirmou Dom Krautwaschl, também em nome do Bispo Auxiliar Johannes Freitag. "Nossa mais profunda solidariedade vai para os alunos, o corpo docente e os familiares. Acompanhamos todos eles com nossas orações e estamos aqui para oferecer apoio a todos os afetados da melhor forma possível. Ao mesmo tempo, agradecemos a todos que estão oferecendo ajuda."

Segundo informações das autoridades, entre os falecidos estão nove jovens com idades entre 15 e 17 anos e um professor. Onze pessoas feridas estão recebendo tratamento em hospitais.

Durante sua audiência geral na quarta-feira, o Papa Leão XIV rezou pelas vítimas do massacre. "Quero assegurar minhas orações pelas vítimas da tragédia na escola em Graz", disse o pontífice. "Estou próximo das famílias, dos professores e dos colegas de classe. Que o Senhor acolha essas crianças em Sua paz."

O motivo do agressor, que havia deixado a escola sem concluir os estudos, permanece desconhecido.

O cardeal Christoph Schönborn, arcebispo emérito de Viena, manifestou em uma plataforma online: "Acima de todo o choque, luto e ansiedade, há uma grande pergunta: 'Por quê?'", acrescentando que "provavelmente nunca encontraremos uma resposta satisfatória".

Em relação à ação policial, unidades especiais foram mobilizadas imediatamente após os primeiros chamados de emergência, por volta das 10h. O prédio foi evacuado na sequência, com alunos e professores sendo direcionados para um ponto de encontro seguro.

Dom Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã, expressou suas "sinceras condolências" e "profunda solidariedade". Ele escreveu: "Muitas pessoas, incluindo estudantes, foram brutalmente feridas e subitamente tiradas da vida. Não há palavras adequadas para um ato tão insensato e cruel. Nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias, com todos que tiveram que testemunhar este ato de violência, e com os capelães e socorristas no local."

"Que o apoio de Deus traga força, conforto e esperança a todos os afetados", continuou Dom Bätzing. "Incluímos em nossas orações todos os impactados por este ato de violência."

Artigos Recentes

Rolar para cima