Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
27 de fev de 2025 às 15:06
A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), foi reconhecida como patrimônio cultural material e imaterial do Estado. O reconhecimento veio com a aprovação do projeto de lei nº 58/2024, de autoria da deputada Diana Belo (MDB), pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no dia 18 de fevereiro. A lei foi sancionada pelo governador Helder Barbalho na terça-feira (25).
“A visita ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é fundamental para entender a história, a cultura e a fé do povo paraense. Fé essa que movimenta um dos maiores eventos religiosos de todo o mundo: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, disse a deputada Diana Belo, segundo o site da Alepa.
Para a aprovação da lei, a deputada defendeu a importância da basílica alegando que durante todo o ano recebe milhões de turistas e fiéis que se encantam com os vitrais, as obras de artes sacras e o órgão que compõe o mobiliário da Igreja.
A basílica foi reconhecida patrimônio cultural material por causa da sua arquitetura, altares, vitrais e imagens sacras e patrimônio imaterial porque está profundamente ligada ao Círio de Nazaré que é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, que reúne anualmente, no segundo domingo de outubro, cerca de 2 milhões de pessoas.
A construção da Basílica Nossa Senhora de Nazaré começou em 1909 e no dia 19 de julho de 1923 recebeu o título de basílica menor. Segundo o seu site, é a terceira no Brasil e a primeira do norte do Brasil.
Foi reconhecida como basílica “tendo em vista a magnitude da expressão da fé e devoção do povo paraense por Nossa Senhora de Nazaré, e sendo a casa da Rainha da Amazônia, um lugar de acolhimento e importante significado diante o papel da Igreja Católica no Brasil”, diz o site.
Mais de cem anos depois, continua o site, a basílica ainda é “um dos ícones mais significativos que representa a relação de intimidade do povo paraense com a Virgem de Nazaré. Todos os anos, a Igreja recebe milhões de fiéis, vindos do mundo inteiro, que buscam conhecer e aproximar-se da padroeira”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Pará
A devoção começou em 1700 com o achado de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido às margens do Igarapé Murutucu, perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar. A notícias da santa milagrosa se espalhou e todos os anos milhares de devotos visitavam a capela para pedir milagres e agradecer as graças alcançadas.
Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida cotidiana do povo paraense. Está nas casas, nas lojas, nos mercados, instituições, em todos os lugares é possível encontrar uma imagem. Muitos devotos a chamam carinhosamente de “Tia Naza”, “Nazica” ou “Nazinha”.
O dia mais importante do Círio de Nazaré é o segundo domingo de outubro, mas ele é celebrado durante todo o mês com 14 procissões.