O bispo de Setúbal, Portugal, cardeal Américo Aguiar, convocou a realização de encontros para implementar as conclusões do Sínodo da Sinodalidade e “concretizar” o que o papa Francisco “definiu como o ‘estilo novo de ser Igreja’”. Os encontros vão acontecer por vicariatos, de 27 de fevereiro a 30 de março.
O Sínodo da Sinodalidade aconteceu em duas sessões, em outubro de 2023 e outubro de 2024, depois de um processo de escuta em todo o mundo que teve início em 2021. Teve como tema “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”.
Em novembro do ano passado, foi publicado o documento final do sínodo. Em uma nota que acompanhou o documento, o papa Francisco disse: “O Documento final faz parte do Magistério ordinário do Sucessor de Pedro e, como tal, peço que seja acolhido”. Francisco não escreveu uma exortação apostólica pós-sinodal, como é costume desde a criação do sínodo dos bispos por são Paulo VI em 1965, logo depois do Concílio Vaticano II.
Embora ao aprovar o documento tenha observado que “não é estritamente normativo” e que “a sua aplicação exigirá diversas mediações”, o papa disse na nota que isso não significa “que não comprometa agora as Igrejas a fazer escolhas coerentes com o que nele se indica”.
“As Igrejas locais e os agrupamentos de Igrejas são agora chamados a implementar, nos diversos contextos, as indicações autorizadas contidas no Documento, através dos processos de discernimento e de decisão previstos pelo direito e pelo próprio Documento”, acrescentou Francisco.
O cardeal Américo Aguiar, que participou das sessões de 2023 e 2024 do Sínodo da Sinodalidade no Vaticano, convocou encontros para a implantação das conclusões sinodais em sua diocese por meio de uma nota episcopal, intitulada “Concretizar o ‘estilo novo de ser Igreja’”.
Segundo ele, esse “estilo novo de ser Igreja” não deixa “de ter uma universalidade plena”, mas “deverá revestir-se de uma ‘roupagem’ local, consoante aquilo que ‘o Espírito dita às Igrejas’”.
O bispo de Setúbal disse que, “no entender dos padres sinodais e do Santo Padre”, a sinodalidade não é “um, mas ‘o’ caminho, neste Caminho que Cristo Jesus é para toda a humanidade”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“É o rosto novo com que a Igreja se deve apresentar ao mundo, a atitude de diálogo e acolhimento que torna o Evangelho ainda mais relevante para as mulheres e homens do nosso tempo”.
Para dom Américo, cada comunidade, família religiosa, e cada pessoa deve encontrar “em si a disponibilidade e a motivação para aprofundar a reflexão sinodal para depois a pôr em prática através de atitudes novas de proximidade e partilha da missão que todos, a seu modo e segundo o seu carisma, recebemos pelo próprio fato de sermos batizados”.
O cardeal citou como “elementos essenciais para uma Igreja renovada” a “reforma das estruturas e dos processos, o lugar dos leigos, a escuta ativa, o acolhimento dos excluídos”, “a cultura de transparência, a decisão participada”.
Segundo o bispo, o acolhimento dos excluídos “não se faz apenas com a abertura das portas das igrejas, mas com a busca ativa de todos os que se afastaram ou foram afastados, mesmo que para isso seja preciso sujarmo-nos com a sua lama e com o seu pó”.
Os encontros vicariais na diocese de Setúbal vão ser feitos pela Comissão Sinodal Diocesana, a fim de “promover encontros vicariais com o objetivo de melhor conhecer o Documento Final do Sínodo dos Bispos e as suas linhas gerais de força”.
No encontro “serão apresentadas algumas das principais conclusões”. Em seguida, haverá “um momento de partilha em grupos, segundo o método da ‘conversação espiritual’, o método usado no sínodo”, disse o bispo. “Assim poderemos escutar aquilo que Espírito Santo quer dizer, hoje, à sua Igreja, através do contributo de cada participante”.
Dom Américo pediu que os párocos animem “a participação dos seus membros mais responsáveis e de outros que, segundo o seu parecer, também devem estar presentes nestes momentos”. O bispo também convidou os jovens, “mesmo que não estejam integrados em nenhuma estrutura paroquial”, para que eles “se juntem e tragam todo o seu entusiasmo, a sua forma nova de ver o mundo e a sua esperança”.
Os encontros vão acontecer em Almada-Caparica, 27 de fevereiro, às 21h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, Cova da Piedade; Seixal, 6 de março, às 21h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Torre da Marinha; Palmela-Sesimbra, 9 de março, às 15h30, na igreja da Boa Água, Quinta do Conde; Montijo, 16 de março, às 15h30, na igreja dos Pastorinhos, Montijo; Barreiro-Moita, 23 de março, às 15h30, na igreja de Santo André, Barreiro; e Setúbal, 30 de março, às 15h30, na igreja da Anunciada, Setúbal.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.