O bispo de Geita, Tanzânia, dom Flavian Matindi Kassala, alertou sobre instituições de ensino que promovem a imoralidade, como introduzir homossexualidade aos alunos e mimar os estudantes.
Flavian celebrava o início do bicentenário do fundador da Sociedade dos Missionários da África (Padres Brancos), cardeal Charles Lavigerie no último domingo (2). O bispo elogiou os missionários por evangelizar por meio da educação formal.
“Vemos hoje que há escolas que arruinaram crianças, algumas delas foram até fechadas”, disse o bispo em sua homilia. “Essas escolas ensinam coisas imorais às crianças; elas destroem a humanidade delas, promovendo homossexualidade e lesbianismo”.
“Algumas escolas mimam crianças só porque os pais delas são ricos. Isso não é nada além de destruição”, disse o bispo.
Para ele, é lamentável que “uma criança no primeiro ano, que deveria estar tomando mingau sozinha, tenha uma babá para alimentá-la; ou um aluno do quinto ano, que deveria aprender tarefas básicas, tenha alguém lavando suas roupas para ele”.
“Que tipo de frutos esperamos disso?”, perguntou o bispo em missa no último domingo (2) na paróquia católica de São Miguel Arcanjo Kasamwa da diocese de Geita.
Dom Flavian continuou a elogiar a Igreja em geral e os missionários pioneiros em particular por promoverem a evangelização integral.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“O propósito da Igreja é iluminar não só nossa fé, mas todas as áreas de nossas vidas”, disse o bispo. “É por isso que, desde o início, quando esses padres começaram sua missão, eles combinaram a pregação do evangelho com a educação”.
“Para libertar uma pessoa, é preciso se dirigir tanto ao seu corpo quanto à sua alma. É por isso que onde quer que houvesse uma igreja, também havia uma escola. E a escola deveria ser o primeiro passo para abrir os olhos das pessoas antes que o evangelho possa criar raízes”.
O bispo agradeceu aos Missionários da África pelo que descreveu como uma missão de evangelização bem-sucedida em sua sé episcopal.
“Os Missionários da África, chamados assim porque foram especialmente preparados para a missão africana, chegaram num momento em que a África estava envolvida no tráfico de escravos. Sua missão não era só proclamar Cristo, mas também ajudar a acabar com o tráfico de escravos”, disse dom Flavian.
Nascido em 31 de outubro de 1825 em Bayonne, França, o cardeal Lavigerie, que foi bispo de Argel e Cartago no norte da África fundou a Sociedade dos Missionários da África (Padres Brancos) e as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora da África (Irmãs Brancas) em 1869.
Em sua homilia, dom Flavian disse que a celebração do bicentenário do cardeal Lavigerie não visa só agradecer a Deus pela vida dele, mas também rezar para que a boa obra que ele começou continue a dar bons frutos.
“O trabalho missionário continua ainda hoje. Uma escola deve criar crianças para dar bons frutos”, disse o bispo.
A ACI África (www.aciafricanews.com) é um serviço da EWTN News Inc (www.ewtnnews.com), assim como a ACI Digital. Foi lançada oficialmente em 17 de agosto de 2019, como uma agência de notícias católica continental a serviço da Igreja na África. Com sede em Nairóbi, a capital do Quênia, esse apostolado de meios informa sobre as notícias da África, fornecendo cobertura midiática de eventos católicos no continente africano e dando visibilidade às atividades da Igreja em toda a África. O editor-chefe da ACI África é o padre Don Bosco Onyalla.
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.