Bispos e dioceses do Brasil pediram que os fiéis rezem pela saúde do papa Francisco, internado com problemas pulmonares desde sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma. Segundo boletim divulgado ontem (18) pela Santa Sé, o papa está agora com pneumonia nos dois pulmões.
“Rezemos com muita fé, pedindo a Deus e, também, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que o papa Francisco possa se recuperar e continuar a sua bela missão diante da Igreja e de toda a humanidade”, disse o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer ontem, no programa Encontro com o Pastor, da Rádio 9 de Julho.
O bispo de Sobral (CE), dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, convocou missas pela saúde do papa Francisco hoje (19) em todas as paróquias e todos os horários. “Todo o povo católico da diocese é convidado a participar da Santa Missa em sua respectiva paróquia, unindo-se em oração pela saúde e bem-estar do papa Francisco, confiando-o à proteção de Nossa Senhora e todos os santos”, disse.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem republicado os boletins diários da Santa Sé sobre a saúde do papa, com pedidos de oração por Francisco.
Nas redes sociais, muitas pessoas, dioceses e arquidioceses estão usando a hashtag #EuRezoPeloPapa.
A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) pediu em suas redes sociais “que Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, cuja memória celebramos no último dia 11 de fevereiro, possa interceder pela saúde e recuperação do Santo Padre”.
“Oremos pelo papa Francisco, pedindo saúde e proteção”, escreveu a arquidiocese de Aparecida (SP).
O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e sua arquidiocese pediram a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, para que “o Santo Padre recupere seu estado de saúde, para que possa nos guiar e seguir com sua missão”. “Que a Santíssima Virgem, Mãe da Piedade, que sofreu aos pés da Cruz, junto ao seu Filho, seja seu consolo e proteção, e interceda junto a Jesus por sua plena recuperação”, disseram.
O arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira, e a arquidiocese publicaram a oração pelo papa: “Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Essa oração também foi postada pelo santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em uma ação em suas redes sociais, pedindo que sejam elevadas “preces pela recuperação do Santo Padre @franciscus, para que Deus lhe conceda saúde, força e paz”. A ação contou com a postagem de um vídeo de maio de 2024, quando foram projetados no Cristo o rosto e frases de Francisco, por ocasião do lançamento do livro Vida: minha história através da História.
Outras dioceses como Jundiaí (SP), Patos (PB), e Foz do Iguaçu (PR) também divulgaram essa oração para que os fiéis possam rezar por Francisco.
O bispo de Barra do Garças (MT), dom Paulo Renato Fernandes, falou em um vídeo sobre a “situação de saúde delicada” do papa. Como nos boletins diários divulgados pela Santa Sé “vem sempre o pedido de oração” por Francisco, o bispo reforçou este pedido. “Eu convido você a uma forte oração pela saúde do nosso papa. Reze em família, pessoalmente, ofereça eucaristias, reze no cantinho de sua casa. Não se esqueça do papa Francisco neste momento”.
A diocese do Crato (CE) disse que, “unidos em fé e esperança”, seus fiéis “elevam suas preces pela pronta recuperação do papa Francisco”. “Que o Bom Pastor conceda força e saúde ao nosso Santo Padre neste momento delicado”.
O bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, e a diocese publicaram que se unem “em oração pela recuperação do nosso amado papa Francisco”.
O bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom André Vital Félix da Silva, e a diocese se uniram “em oração a todas as pessoas que rezam pela saúde do papa Francisco”. “O Santo Padre é um farol de fé e caridade para milhões de pessoas, e seu testemunho de entrega continua inspirando a Igreja e o mundo”, disseram.
A arquidiocese de Aracaju (SE) pediu orações “pelo restabelecimento da saúde do papa Francisco”.
Em nota, a diocese de Itabuna (BA) expressou sua “solidariedade” e elevou “orações” pelo papa Francisco, “especialmente pela sua pronta recuperação nesse momento de fragilidade”. “Sua liderança e compromisso com a justiça, a paz e o amor ao próximo são faróis de luz para todos nós”, disse e convidou todos os fiéis a se unirem “em uma corrente de oração, pedindo a Deus que conceda ao papa Francisco saúde, sabedoria e força para continuar a guiar a Igreja e promover a paz e a fraternidade entre todos”.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Evangelho e palavra do dia 05 outubro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura da Profecia de Habacuc 1,2-3; 2,2-4 Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes?
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.