A primeira congregação-geral dos cardeais ocorreu hoje (22) às 9h. Trata-se de uma reunião a portas fechadas para discutir a Igreja na Sede Vacante, período que se estende da morte ou renúncia de um papa até a eleição de seu sucessor.
A assembleia durou uma hora e meia e teve a presença de cerca de 60 cardeais dos 135 cardeais do mundo. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, os presentes rezaram pelo papa Francisco e fizeram um juramento, já que terão que manter segredo sobre os temas discutidos. O camerlengo, cardeal Kevin Farrell, leu então o testamento do papa Francisco.
Nessa primeira congregação geral, cada cardeal recebeu uma cópia da constituição apostólica Universi dominici gregis, com as normas que regem essas assembleias plenárias.
As decisões relevantes são submetidas a votação secreta
Nas reuniões são tomadas decisões de grande importância, como o dia e a hora do funeral do papa ou a trasladação de seus restos mortais para a basílica de São Pedro para a veneração dos fiéis, assim como a data do início do conclave.
Os cardeais também devem aprovar as despesas necessárias até a eleição do novo papa, ler os documentos deixados pelo papa que morreu, providenciar o necessário para a preparação da Capela Sistina ou a acomodação dos cardeais na Casa Santa Marta, cujos quartos serão cedidos por sorteio.
Os cardeais reunidos hoje determinaram por votação que o funeral do Papa Francisco acontecerá no sábado (26) às 10h (5h no horário de Brasília), na praça de São Pedro, conforme estabelecido pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o livro da liturgia fúnebre dos papas.
Eles também determinaram que os restos mortais do papa serão trasladados amanhã (23) às 9h (4h no horário de Brasília) para a basílica de São Pedro para que os fiéis possam se despedir do papa.
Depois do funeral no sábado, começarão oficialmente os novendiales, ciclo de nove dias no qual é preparado o caminho litúrgico e espiritual para o conclave, que será feito logo depois para eleger o sucessor de Francisco na Cátedra de São Pedro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ao longo desses dias, os cardeais do mundo começarão a chegar a Roma para participar das congregações gerais antes do conclave, conhecidas como "sessões preparatórias".
Haverá também "assembleias de cardeais eleitores" no conclave, de modo que essas reuniões serão feitas diariamente até a eleição de um novo papa.
Quem deve participar?
Segundo a Universi Dominici Gregis, "todos os cardeais que não estão legitimamente impedidos, assim que são informados da Sede Vacante" têm a obrigação de participar. Cardeais com mais de 80 anos de idade, que não votam no conclave, estão isentos.
Nessas reuniões, os cardeais também trocam impressões sobre o perfil do próximo papa. As decisões são votadas por escrutínio secreto, sendo necessária a maioria absoluta para a sua aprovação.
Geralmente as reuniões são feitas no Palácio Apostólico, embora outros lugares também possam ser escolhidos conforme o desejo dos cardeais. As reuniões são lideradas por uma congregação particular, composta pelo cardeal camerlengo e por outros três cardeais escolhidos por sorteio.
A próxima congregação acontecerá amanhã às 17h (meio-dia no horário de Brasília). Segundo a Santa Sé, os cardeais que vão auxiliar o camerlengo nos próximos três dias serão o cardeal Pietro Parolin, o cardeal Stanisław Rylko e o cardeal Fabio Baggio.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.