O prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé, cardeal Kurt Koch rejeitou as posições radicais de progressistas e tradicionalistas sobre o concílio Vaticano II em seu discurso de aceitação do título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Católica de Valência, Espanha.
Para o cardeal, "o concílio não gerou uma nova Igreja em ruptura com a tradição, nem concebeu uma fé diferente, mas sim visou uma renovação da fé e uma Igreja renovada a partir do espírito da mensagem cristã que foi revelada de uma vez por todas e transmitida na tradição viva da Igreja".
O cardeal Koch falou sobre a tensão entre dois eixos do Concílio Vaticano II: fidelidade às fontes e fidelidade aos sinais dos tempos.
Para o cardeal, “a relação entre essas duas dimensões sempre caracterizou a Igreja, mas a tensão ficou mais aguda de uma nova maneira depois do Vaticano II”.
Diante dessa dicotomia, o cardeal Koch disse que “além do conformismo secularista e do fundamentalismo separatista, é necessário buscar um terceiro caminho na fé católica, que já nos foi mostrado pelo concílio”.
Segundo o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, tanto os chamados progressistas quanto os tradicionalistas “concebem o Vaticano II como uma ruptura, embora de maneiras opostas”.
O cardeal disse que “as duas posições radicais são muito próximas, precisamente porque não interpretam o Vaticano II dentro da tradição geral da Igreja”.
Em seu discurso, o cardeal Koch disse que o papa Bento XVI disse que “a autoridade magisterial da Igreja não pode ser congelada em 1962”.
Por outro lado, “se a ênfase só for colocada no aggiornamento [atualização], há o perigo de que a abertura da Igreja ao mundo, desejada e alcançada pelo concílio, se torne uma adaptação precipitada dos fundamentos da fé ao espírito dos tempos modernos”, disse o cardeal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Muitas correntes no período pós-conciliar estavam tão orientadas para o mundo que não perceberam os tentáculos do espírito moderno ou subestimaram seu impacto, de modo que a chamada conversão ao mundo não fez com que o fermento do Evangelho permeasse mais a sociedade moderna, mas levou a um amplo conformismo da Igreja com o mundo”, disse também Koch.
A proposta do cardeal Koch diante de ambas as posições, que ele considera igualmente disruptivas, é "a restauração de um equilíbrio saudável na relação entre a fé e a Igreja, por um lado, e o mundo, por outro".
Na opinião do cardeal, se a Igreja não pode ser confundida com o mundo, “a identidade original da fé e da Igreja não deve ser definida de tal modo que se separe do mundo de modo fundamentalista”.
Sobre isso, Koch disse que o diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo “não deve fazer com que a fé e a Igreja se adaptem ao mundo de modo secularista, renunciando perigosamente à sua identidade”.
Reforma da Igreja
Para o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a reforma da Igreja não pode implicar “uma mudança de essência”, mas consiste na “eliminação do que é inautêntico” através de um processo de purificação da Igreja “a partir das suas origens”, para que “possa voltar a ser visível a forma da única Igreja querida por Cristo”.
“Para o concílio, a fidelidade às origens e a conformidade com os tempos não eram opostas”, disse Koch. “Em vez disso, o concílio quis proclamar a fé católica de modo que fosse fiel às suas origens e apropriada aos tempos, a fim de poder transmitir a verdade e a beleza da fé aos homens de hoje, para que possam compreendê-la e acolhê-la como uma ajuda para suas vidas".
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.