O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé, cardeal Víctor Manuel Fernández, criticou ontem (17) a ideologia de gênero em conferência teológica na Alemanha.
O cardeal Fernández discursou para acadêmicos da Escola de Teologia Católica de Colônia (KHKT, na sigla em alemão) sobre a “reivindicação de onipotência” da ideologia de gênero.
Ideologia de gênero é a militância política baseada na teoria de que a sexualidade humana independe do sexo e se manifesta em gêneros muito mais variados do que homem e mulher.
A ideia contraria a Escritura que diz, no livro do Gênesis 1, 27: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher Ele os criou”, na tradução oficial da CNBB.
O Catecismo da Igreja Católica diz, no número 369: “O homem e a mulher foram criados, quer dizer, foram queridos por Deus: em perfeita igualdade enquanto pessoas humanas, por um lado; mas, por outro, no seu respectivo ser de homem e de mulher. «Ser homem», «ser mulher» é uma realidade boa e querida por Deus: o homem e a mulher têm uma dignidade inamissível e que lhes vem imediatamente de Deus, seu Criador. O homem e a mulher são, com uma mesma dignidade, «à imagem de Deus». No seu «ser homem» e no seu «ser mulher», refletem a sabedoria e a bondade do Criador”.
Falando em alemão por um link de vídeo, o cardeal rejeitou a ideia de que gênero e identidade corporal poderiam estar sujeitos a mudanças radicais com base em desejos individuais e reivindicações de liberdade.
Dom Fernández criticou o uso de meios técnicos para “criar à vontade uma realidade alternativa”. A existência de casos graves do que se convencionou chamar de disforia de gênero, o distúrbio de quem não se identifica com seu sexo, e que podem levar a “uma vida insuportável” são situações excepcionais que exigem uma avaliação cuidadosa, disse o cardeal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Nenhuma antropologia sobre a pessoa humana se iguala à da Igreja”, disse dom Fernández na conferência da KHKT.
O cardeal argentino citou o recente documentoDignitas infinita , do Dicastério para a Doutrina da Fé, sobre a dignidade humana, falando sobre o conceito inspirado em palavras ditas pelo papa são João Paulo II em Osnabrück, Alemanha, em 1980.
“Deus nos mostrou de forma insuperável em Jesus Cristo o quanto Ele ama cada homem e quão imensa é a dignidade que lhe conferiu por meio dele. Precisamente os que devem sofrer de algum impedimento físico ou espiritual devem reconhecer-se como amigos de Jesus, como amados especialmente por ele”, disse dom Fernández, citando são João Paulo II.
A conferência “A Fundação Católica da Dignidade Humana”, visa envolver a teologia católica com outras ciências e visões de mundo, disse Christoph Ohly, reitor da KHKT, ao Vatican News , serviço oficial de informações da Santa Sé.
“Com o tópico da dignidade humana e dos direitos humanos, temos um tema que diz respeito não só aos cristãos, mas a todos os seres humanos”, disse Ohly.
O encontro, que dura vários dias, examina a natureza da dignidade humana, sua relação com os direitos humanos e as discussões atuais sobre sua expansão.
AC Wimmer (刘威猛) é o editor de notícias da EWTN News para a Europa e Ásia. O australiano poliglota, criado na Baviera e na África do Sul, foi editor-chefe de vários meios de comunicação. Formado em Filosofia e Estudos Chineses pela Universidade de Melbourne, o veterano jornalista é pesquisador honorário em Comunicações e atuou no Conselho da Cáritas em Munique.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.