O bispo de Toledo, Ohio, Daniel Thomas, presidente do comitê pró-vida da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês), elogiou o presidente Donald Trump pela ordem executiva que acabou com o uso do dinheiro dos pagadores de impostos para financiar abortos no mundo todo.
Dom Thomas também elogiou um memorando emitido pela Casa Branca na sexta-feira para restaurar a política da Cidade do México, que impede que os EUA financiem organizações estrangeiras que apoiem ou façam abortos.
“Sou grato pelo fortalecimento de políticas que nos protegem de sermos compelidos a participar de uma cultura de morte e que nos ajudam a restaurar uma cultura de vida em casa e no exterior”, disse o bispo em comunicado à imprensa divulgado no último domingo (26).
Trump assinou uma ordem executiva revogando duas das ordens executivas do ex-presidente Biden que, segundo a Casa Branca, violavam a proibição da Emenda Hyde sobre o uso de fundos dos contribuintes para aborto.
A Emenda Hyde proíbe o uso de dinheiro do governo federal americano para o financiamento de abortos. Ela foi promulgada pela primeira vez em 1976.
A nova ordem limita a aplicação da Lei Federal de Liberdade de Acesso a Entradas de Clínicas (FACE, na sigla em inglês), legislação da década de 1990 para aumentar as penalidades para pessoas que obstruíssem o acesso a clínicas de aborto ou centros de recursos para gravidez.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 23 de janeiro, Trump anistiou 23 ativistas pró-vida presos sob a Lei FACE, incluindo vários idosos e uma jovem mãe.
A Lei FACE foi sancionada pelo presidente democrata Bill Clinton em 1994. Ela impõe penas a indivíduos condenados por “conduta violenta, ameaçadora, prejudicial e obstrutiva” que interfira no acesso a clínicas de aborto, locais de culto e centros de gravidez.
“Americanos pró-vida têm o direito de rezar em público, aconselhar mulheres que estão considerando o aborto e protestar pacificamente”, disse dom Thomas. “Damos boas-vindas ao apoio a homens e mulheres que estão exercendo esses direitos para testemunhar uma cultura de vida e, ao mesmo tempo, rejeitamos totalmente o recurso à força ou à violência”.
A ordem executiva também cancela uma ordem de Biden que "recategorizou o aborto como 'assistência médica' para dar financiamento do contribuinte para abortos eletivos", disse a Casa Branca.
O bispo falou sobre as novas ordens e o anúncio dos EUA de que se juntarão à Declaração de Consenso de Genebra, documento que foca em promover a saúde das mulheres, proteger a vida e fortalecer a família.
“É importante e encorajador ver os EUA novamente assumindo a liderança na afirmação do direito à vida e do lugar fundamental da família no cenário global, onde muitas pressões podem ser exercidas contra esses valores”, disse dom Thomas.
Tessa Gervasini é estagiária da Catholic News Agency e parceira do College Fix. Ela se formou recentemente na Texas Christian University com bacharelado em comunicação estratégica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.