A Santa Sé reconheceu na segunda-feira (27) o martírio dos servos de Deus Pedro de Corpa, Blas Rodríguez de Cuacos, Miguel de Añón, Antonio de Badajoz e Francisco de Veráscola, missionários franciscanos espanhóis mortos por ódio à fé em setembro de 1597.
Os futuros beatos foram mortos por indígenas da tribo Guale numa revolta na missão Tolomato, no atual Estado da Geórgia, nos EUA. Os frades defendiam o casamento monogâmico, em oposição à poligamia de membros da tribo.
Um testemunho de fidelidade a Cristo no Novo Mundo
Os cinco mártires, membros da Ordem dos Frades Menores, deixaram a Espanha no século XVI para levar a mensagem do Evangelho à América do Norte, entrando em terras desconhecidas, enfrentando desafios culturais e perigos que poderiam custar-lhes a vida.
O frei Pedro de Corpa, nascido na diocese de Madrid-Alcalá em 1560, chefiou a missão na cidade de Tolomato, onde enfrentou um claro conflito cultural. Os indígenas Guales, entre os quais pregavam, praticavam a poligamia, costume que os missionários condenaram ensinando a doutrina da Igreja do casamento monogâmico. O batismo só foi administrado aos convertidos sob o compromisso de respeitar essa norma.
Segundo o site oficial do Dicastério para a Causa dos Santos da Santa Sé, o conflito atingiu seu ponto crítico quando Juanillo, sobrinho e sucessor do chefe local, decidiu se casar com uma segunda mulher. Segundo o site da Santa Sé, o frei Pedro tentou corrigi-lo, “lembrando-lhe o compromisso assumido com o seu batismo, mas ele ficou agressivo e o atacou, matando-o com um machado em setembro de 1597”.
Depois da morte do frei Pedro, a violência se estendeu aos demais missionários. O frei Blas Rodríguez de Cuacos, superior da missão em Tupiquí, foi capturado, torturado e morto em 16 de setembro. O frei Miguel de Añón e o frei Antonio de Badajoz foram mortos no dia seguinte depois de celebrar a missa. O frei Francisco de Veráscola foi morto a machadadas em 18 de setembro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Reconhecimento do sacrifício pela fé
O site da Santa Sé diz que esses mártires deram a vida para defender a doutrina da Igreja.
“O testemunho explícito e imediato de fidelidade a Cristo e à sua mensagem é claramente reconhecível nos seus assassinatos, porque transmitiram de forma abrangente a doutrina da Igreja”, diz o Dicastério para as Causas dos Santos.
Desde a morte dos frades, a fama do martírio dos cinco franciscanos se espalhou, tornando-se fonte de inspiração para os católicos da América e da Espanha.
Segundo o Dicastério, “a primeira prova da vontade de dar a vida pelo Senhor foi incluída na escolha feita de deixar a Espanha e ir como missionários para uma terra ainda parcialmente desconhecida”.
“Imediatamente depois de sua morte, espalhou-se a fama do seu martírio, que continuou a crescer nos anos seguintes, enraizando-se no território e na memória dos irmãos”, concluiu o Dicastério.
Diego López Marina es comunicador y periodista de profesión. Es parte de ACI Prensa desde 2016 y en la actualidad se desempeña como uno de los editores web de la agencia.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.