O Papa Leão XIV celebrará a missa de inauguração de seu ministério petrino na Praça de São Pedro neste este domingo (18), iniciando oficialmente seu ofício como 267º sucessor de São Pedro. Mas há algo especial na data que ele escolheu!
Isto porque trata-se do aniversário de São João Paulo II, que nasceu em Wadowice, Polônia, em 18 de maio de 1920. Conhecido por seu profundo amor pela juventude, sua devoção a Maria e seu incansável chamado à coragem, João Paulo II moldou uma geração — e parece estar inspirando uma nova, guiada pelo novo papa que segue os passos dele.
Não tenhais medo!
Em 11 de maio, poucos dias após sua eleição, Leão XIV celebrou a missa na Cripta da Basílica de São Pedro e sua mensagem foi clara e surpreendentemente familiar:
“Coragem! Não tenhais medo!”, disse ele.
“Muitas vezes no Evangelho, Jesus diz: ‘Não tenham medo’. Precisamos ser corajosos no testemunho que damos, com o mundo e, sobretudo, com a vida.”
Em sua oração do Regina Caeli naquele mesmo dia, o Papa Leão XIV fez um apelo direto aos jovens:
“E aos jovens, eu digo: ‘Não tenhais medo! Acolhei o convite da Igreja e de Cristo Senhor!’”
As palavras ecoam com a mesma força que o apelo de São João Paulo II em sua primeira homilia em 1978:
“Não tenhais medo. Abri, ou melhor, escancarai as portas para Cristo.”
Devoção Mariana
Outro fato que une Leão XIV e São João Paulo II é um profundo amor pela Virgem Maria.
Em 1978, apenas algumas semanas após se tornar papa, João Paulo II dedicou o discurso inteiro do Angelus ao terço, classificando-o como sua "oração favorita" e descrevendo-o como uma forma de desfrutar a presença de Maria e mergulhar no mistério de Cristo e da Igreja. Seu lema também foi "Totus Tuus" (Todo Teu), expressando sua total consagração à Virgem.
Leão XIV também já demonstrou sinais de sua devoção mariana. Em março, antes mesmo de sua eleição, ele rezou o terço publicamente na Praça de São Pedro pela cura do Papa Francisco. Já em seus primeiros dias de pontificado, fez uma peregrinação ao Santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, nos arredores de Roma, e à Basílica de Santa Maria Maior, onde rezou e deixou flores para a Mãe de Deus.
São João Paulo II, rogai pela Santa Igreja e pelo pontificado de Leão XIV!
Compartilhe esta postagem