O Dicastério para as Causas dos Santos autorizou o processo de beatificação da madre Agathe Verhelle (1786–1838), fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), tornando-a serva de Deus. O próximo passo será a instalação do Tribunal para a causa na arquidiocese de Olinda e Recife (PE), devido à presença significativa das religiosas na região.

A madre Agathe Verhelle nasceu em 1786, na Bélgica. Fundou o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã em 1823 para formar jovens para a vida e para a fé. Ela morreu em 1º de dezembro de 1838, em Gante, Bélgica, aos 52 anos. O carisma das religiosas é “Consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente a serviço da juventude, em toda parte, onde possamos cooperar na propagação da Glória de Deus”.

As Religiosas da Instrução Cristã chegaram ao Brasil em 1896 e se instalaram em Olinda (PE). No ano seguinte fundaram o Colégio Damas na cidade, mas logo depois a instalação foi transferida para Recife. As religiosas atuam na educação, na evangelização e no trabalho social em cinco cidades do estado de Pernambuco: Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Nazaré da Mata e Pesqueira. Também estão nos estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Bahia.