Papa lamenta relativismo e superficialidade na vida dos jovens em encontro com lassalistas
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Victoria Cardiel 15 de mai de 2025 às 16:22
Fundação MásFamília e ACEGE atribuíram 46 certificados a empresas por serem familiarmente responsáveis
Lisboa, 15 mai 2025 (Ecclesia) – O presidente da Confederação Empresarial de Portugal afirmou hoje, em declarações à Agência ECCLESIA, que uma boa conciliação entre trabalho e família tornam o “tecido empresarial mais forte, mais resiliente” e “mais coeso”.
“Houve uma altura em que a ideia que parecia existir era viver para trabalhar. Ou seja, o trabalho na centralidade da vida, no centro da vida, tudo, sacrificando por isso tudo o resto”, afirmou Armindo Monteiro, no final do encontro “Família & Trabalho: Um equilíbrio Possível”, promovido pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), na sede da EDP, em Lisboa.
O responsável considera que é necessário “encontrar formas de conciliar o trabalho com as outras dimensões” e, para isso, há metodologias que devem ser seguidas, uma vez que as “empresas têm de continuar a ser competitivas” e a “pagar salários”.
No Dia Internacional da Família, a ACEGE organizou, em conjunto com a Fundación MásFamilia, uma iniciativa para dar a conhecer boas práticas e debater a conciliação família trabalho, nos novos modelos de organização empresarial, na qual foi entregue a certificação “efr” – empresas familiarmente responsáveis.
O presidente da CIP acredita que as empresas vão cada vez mais aderir à certificação efr, que reforça a conciliação entre as esferas laboral e familiar, uma vez que se tal não acontecer, “não vão conseguir atrair talento”.
“É importante que haja um equilíbrio, ou seja, não pode ser a centralidade no trabalho, mas também não pode ser a centralidade na ausência do trabalho. É necessário conciliar as duas coisas”, destacou.
A Fundação MásFamília, que criou o programa “Empresas Familiarmente Responsáveis”, e a ACEGE entregaram hoje 46 certificados correspondentes a 70 empresas, que envolvem mais de 60 mil colaboradores, um número que, segundo o secretário-geral da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro, é “muito significativo”.
O responsável explica que a certificação é atribuída depois de uma avaliação, que incluiu um questionário anónimo aos colaboradores e a apreciação de um auditor que analisa o processo.
Os certificados “têm a lógica de melhoria”, indica Jorge Líbano Monteiro, que explica que as empresas podem atingir diferentes estádios: “o máximo é o A, o A com excelência, que em Portugal é o Santander e a EDP”.
Quem atribui a certificação é a Fundação MásFamília, que é a entidade técnica que é detentora desta norma, em conjunto com a ACEGE.
Entre as empresas que receberam o certificado estão a Fidelidade Assistence, seguradora na área de assistência em viagem, que conseguiu melhorar a classificação.
Sobre as boas práticas promovidas para promover a conciliação entre trabalho-família, o administrador da Fidelidade Assistance, João Casimiro, dá o exemplo de que hoje promove uma atividade a invocar o Dia da Família, em alguns casos suporta as despesas de deslocação até casa, dados os horários noturnos, e promove ‘team buildings’ para criar “motivação na equipa”. “São pequenos passos que nós tentamos ir fazendo para criar esse bem-estar nas pessoas e facilitar a vida delas também e essa conciliação com a família”, realça. Também a CUF, que esteve presente na cerimónia e recebeu a certificação, promove medidas para equilibrar a vida profissional e pessoal, nomeadamente aplicando o trabalho remoto, sempre que é possível, e promovendo uma “política de trabalho flexível”, refere José Luís Carvalho, diretor de Gestão de Pessoas. “Temos uma série de iniciativas que contemplam um cabaz escolar para apoio aos filhos dos colaboradores. Temos o cabaz de Natal para os colaboradores com remunerações mais reduzidas”, salienta. |
A presidente da ACEGE, Patrícia Liz, considera que as empresas familiarmente responsáveis são “um sinal de esperança enorme”.
“Só podemos ter uma sociedade sustentável se tivermos as empresas a colaborar nesse processo na íntegra. Olhamos com muita esperança nestas novas formas de trabalhar, nestes novos modelos que as empresas estão cada vez mais a adotar e acreditamos que vai continuar e vai passar a ser uma necessidade e não algo que se deseja apenas”, ressalta.
O secretário-geral da ACEGE assegura que a associação vai continuar a promover a conciliação do trabalho-família, “cuidando muito” das efr.
O encontro “Família & Trabalho: Um equilíbrio Possível” incluiu também o testemunho de empresas efr e conversa sobre novos modelos de conciliação Família e Trabalho.
LJ/PR
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Victoria Cardiel 15 de mai de 2025 às 16:22
Este é um artigo do site ECCLESIA. Fundação MásFamília e ACEGE atribuíram 46 certificados a empresas por serem familiarmente responsáveis Foto: Agência ECCLESIA Lisboa, 15
Pelo menos 17 pessoas morreram vítimas das enchentes que estão afetando o norte, o sul e o centro do país africano. Segundo a ONU, mais
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Hannah Brockhaus 15 de mai de 2025 às 16:56
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Jonathan Liedl 15 de mai de 2025 às 15:04
Este é um artigo do site ECCLESIA. «Acontecimento histórico», como é apresentado pelo Vaticano, decorre a 17 maio, junto ao Circo Máximo, em Roma Foto: