A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deu “graças a Deus pelo ministério” do papa Francisco e manifestou “sua proximidade espiritual para com o sucessor de Pedro” hoje (13), ao comemorar os 12 anos de pontificado de Francisco.
“Tendo presente a sua hospitalização e frágil condição de saúde, rezam especialmente pela sua recuperação e para que possa voltar às atividades regulares”, disse a CEP em nota.
Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013. Esta é a primeira vez que passa o aniversário de pontificado no hospital.
Ele está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro por problemas respiratórios. Depois de sofrer alguns episódios de insuficiência respiratória, o papa vem apresentando um quadro de melhora nos últimos dias e os médicos retiraram o prognóstico reservado na segunda-feira (10). Entretanto, ainda não há previsão de alta.
“Em pleno Jubileu de Esperança, e com o processo sinodal em concretização no seio das comunidades cristãs, agradecemos ao Santo Padre a condução de toda a Igreja que, ancorada em Jesus, é chamada a ser misericordiosa e missionária, indo ao encontro das periferias e acolhendo a ‘todos, todos, todos’”, disse a CEP.
Ligação com Portugal
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na nota, a conferência episcopal destacou “com afeto” dois momentos do pontificado de Francisco que aconteceram em Portugal: “as duas visitas a Fátima e a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.
Para a CEP, foram “afirmação maior de sua ligação a Portugal” primeiro “a presença do papa no Centenário das Aparições” de Nossa Senhora de Fátima, em 2017, “fazendo-se ‘Peregrino da esperança e da paz’, ocasião em que canonizou os dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”; em seguida, “a deslocação à Cova da Iria para estar com doentes e jovens com deficiência no âmbito da JMJ Lisboa 2023”.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude que aconteceu em agosto de 2023, em Lisboa, a CEP disse que, embora “o principal objetivo” dessa viagem tenha sido “o encontro com jovens de todo o mundo”, destacaram-se também “outros momentos, como um encontro com 13 vítimas de abusos de menores no seio da Igreja Católica em Portugal, assim como os momentos em que se encontrou com os mais diversos agentes da sociedade civil e da Igreja”.
Segundo a conferência, “as marcas” dessa viagem de 2023 do papa a Portugal “permanecem bem vivas” na memória, especialmente dos “jovens”. “Mas acreditamos que para todos esta visita do papa Francisco foi um verdadeiro tempo de graça para a nossa Igreja”, acrescentou.
“Invocamos as bênçãos de Deus para que o papa Francisco continue a exercer o seu ministério petrino ao serviço da unidade e da renovação sinodal da Igreja”, concluiu a CEP.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Evangelho e palavra do dia 11 maio 2025 Primeira Leitura Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,14.43-52 Naqueles dias, Paulo e Barnabé partindo de Perge, chegaram
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.