Defensores da liberdade religiosa mostraram novos dados sobre perseguição contra cristãos em democracias liberais ocidentais, em sessão de debate da Cúpula Internacional de Liberdade Religiosa (IRF, na sigla em inglês) deste ano em Washington, D.C., EUA, nesta semana.
“Pessoas sendo presas por causa de sua fé e vivendo sua fé estão em desacordo com uma [sociedade] cada vez mais secular e progressista”, disse Sean Nelson, consultor jurídico da organização de defesa jurídica da liberdade religiosa Alliance Defending Freedom International, que moderou o painel na terça-feira (4).
Nelson foi acompanhado no palco por Todd Huizinga, membro sênior do grupo de defesa da liberdade religiosa Religious Freedom Institute que têm foco na Europa; Janet Buckingham, diretora de advocacia global da World Evangelical Alliance; e o rabino Emile Ackermann, cofundador da Ayeka, a primeira comunidade judaica ortodoxa moderna na França.
Nelson mostrou um clipe de cinco minutos com histórias de cristãos que enfrentam perseguição por falar sobre ou praticar sua fé religiosa na Finlândia, no Reino Unido e em Malta, mas os palestrantes disseram que a tendência é generalizada em toda a Europa e América do Norte.
O vídeo fala das acusações de discurso de ódio contra a ex-membro do parlamento finlandês Päivi Räsänen por defender a doutrina cristã sobre homossexualidade que agora estão na Suprema Corte do país. O vídeo também falou sobre Isabel Vaughan-Spruce, presa duas vezes por rezar silenciosamente do lado de fora de uma clínica de aborto na Inglaterra, e Matthew Grech, que enfrenta acusações em Malta por divulgar seu testemunho sobre superar tentações homossexuais.
Uma questão que frequentemente causa tensão entre os cristãos e esses governos, disse Huizinga, é a sexualidade humana. A crença de que uma família é construída na “união exclusiva de um homem e uma mulher” colide com os conceitos de que “gênero é fluido” e “sexualidade é uma escolha humana”.
O “uso indevido” das leis antidiscriminação nesses países, segundo Huizinga, está “sujeitando [cristãos] à ameaça de penalidades legais pelo exercício pleno e livre de sua fé”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Buckingham, advogada no Canadá, disse que a constituição do Canadá garante o direito à liberdade religiosa, mas que os tribunais têm um histórico ambíguo na proteção da liberdade religiosa.
“É tudo uma questão de interpretação” da lei, disse ela.
No Canadá, os tribunais frequentemente defendem a liberdade religiosa de um indivíduo, mas que a liberdade religiosa “coletiva” ou “institucional” recebe menos proteções, disse Buckingham. Ela deu o exemplo da arquidiocese de Montreal, que processa o governo da província de Quebec por forçar seus hospitais a fazer eutanásia.
“Estou preocupada com a falta de proteção robusta [para crenças religiosas coletivas e institucionais]”, disse também Buckingham.
Ackermann enfatizou a necessidade de diferenciar entre desacordo e discriminação.
O rabino falou sobre debates na França sobre o islamismo, dizendo que um “crítico da religião do islamismo” não age necessariamente de forma discriminatória. No entanto, ele disse que alguns “extremistas” seculares veem “qualquer demonstração religiosa como indicação de que a pessoa [está] no caminho de se tornar um fundamentalista perigoso que quer forçar sua religião aos outros”.
Tyler Arnold é repórter do National Catholic Register. Já trabalhou no site de notícias The Center Square e suas matérias foram publicadas em vários veículos, incluindo The Associated Press, National Review, The American Conservative e The Federalist.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.