As conferências episcopais da América Latina e do Caribe celebraram a eleição do papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, destacando os vínculos do cardeal americano nascido em Chicago, com a Igreja no continente.
O novo papa formou-se como missionário e desenvolveu uma parte fundamental de seu ministério pastoral no Peru. Até sua eleição, ele foi presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina da Santa Sé.
Peru, terra de missão do papa
Por meio de um comunicado, a Conferência Epsicopal Peruana (CEP) disse que a notícia foi recebida com alegria e gratidão.
"O Santo Padre conhece nossa terra em profundidade: das areias quentes de nossos litorais, da força indomável de nossas montanhas e do coração verde de nossa Amazônia", disse a CEP.
A conferência episcopal sublinhou que, em sua permanência no país, Leão XIV "fortaleceu a fé com a sua mensagem atenta às necessidades dos humildes, com a sua palavra sábia e prudente que educava na busca da verdade, com a sua afável proximidade a todos, crentes e distantes, sempre movidos pelo amor de Jesus Cristo".
A CEP falou também sobre seu serviço à Igreja no Peru como vice-presidente da conferência episcopal, bispo de Chiclayo e administrador apostólico de Callao, "onde soube exercer sua liderança com sabedoria, humildade e profundo amor pelo povo de Deus".
"Sua proximidade, sua palavra atual, seu espírito de comunhão e seu compromisso com os mais necessitados deixaram uma marca indelével em nossa Igreja e em nossa sociedade", concluiu a CEP.
Nossa Senhora de Guadalupe
No México, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) confiou o papa à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe para "acompanhá-lo e fortalecê-lo nessa missão que Nosso Senhor Jesus Cristo lhe confia à frente de sua Igreja, para que possamos caminhar juntos, em comunhão e sinodalidade, nas pegadas de Cristo Bom Pastor".
A CEM também ofereceu sua "obediência filial" e agradeceu seu "generoso Sim em aceitar essa missão com fé e esperança".
Que o Espírito Santo sustente o papa
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Conferência Episcopal de El Salvador (CEDES) destacou seu exemplo como "docilidade luminosa de coração, a coragem do Servo de Deus sempre pronto a obedecer e deixar-se guiar pela voz do Senhor, que o chamou para ser a Rocha sobre a qual continuará a construir sua Igreja".
A Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC, na sigla em espanhol) disse que a eleição é um "dom pascal" e disseram que vão rezar "para que o Espírito Santo sustente o papa nas tarefas que ele terá que enfrentar".
A COCC também disse que foi "fortalecida na esperança pela consciência de que a eleição do novo Sumo Pontífice foi acolhida com alegria por muitos de nosso povo".
Reconciliação e paz
A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) destacou que o papa Leão XIV conhece a realidade latino-americana, que contribuirá para "a busca do perdão, da reconciliação e da paz, e será o fundamento da unidade e da comunhão na Igreja".
A CEC exortou todos os fiéis a receber o papa Leão XIV "com amor e oração, a sustentar seu ministério com nossa proximidade espiritual e a renovar o compromisso de construir uma Igreja unida, sinodal e fraterna".
Nossa Senhora de Coromoto
Assine aqui a nossa newsletter diária
A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) expressou sua "proximidade e devoção filial" e pediu a Nossa Senhora de Coromoto, padroeira do país, para "proteger com sua intercessão o novo bispo de Roma e sucessor do apóstolo são Pedro".
"Comunhão, esperança e gratidão"
A Conferência Episcopal Argentina (CEA) estava em assembleia plenária no momento da eleição do papa Leão XIV e publicou um vídeo na rede social X celebrando sua aparição na sacada papal. Mais tarde, a CEA destacou que viveu o momento "em espírito de comunhão, esperança e gratidão".
A conferência episcopal convidou os fiéis a elevar as orações pelo novo papa e disse: "Renovamos nossa comunhão com o Santo Padre e nossa disposição de caminhar, como Igreja peregrina na Argentina, na fidelidade ao Evangelho, no espírito sinodal e com coração missionário".
Diego López Colín é formado pela Escola de Jornalismo Carlos Septién García no México. é Correspondente da ACI Prensa no México desde 2023.
Evangelho e palavra do dia 11 maio 2025 Primeira Leitura Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,14.43-52 Naqueles dias, Paulo e Barnabé partindo de Perge, chegaram
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.