O bispo auxiliar de Toledo, Espanha, dom Francisco César García Magán, disse hoje (4) que a Cruz do Vale dos Caídos permanecerá de pé, apesar da "ressignificação" do local acertada com a Santa Sé.
O santuário foi erguido em homenagem aos mortos pelos republicanos na Guerra Civil Espanhol (1936-1939).
Na entrevista coletiva no fim da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), García, porta-voz da CEE, disse também que a intenção inicial anunciada pelo governo espanhol incluía "a profanação da basílica e a saída dos beneditinos", o que foi transmitido ao secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, na visita que o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, fez ao papa Francisco em 11 de outubro do ano passado.
A ideia de "destruir a cruz que preside o complexo monumental", a maior do mundo, estava sobre a mesa, "embora não fosse estritamente uma proposta do Governo", disse o bispo-auxiliar.
Numa segunda reunião feita em fevereiro entre o governo da Espanha e a Santa Sé, com Félix Bolaños, ministro da Presidência da Espanha, vários limites estabelecidos pela CEE teriam sido acertados: manter o culto católico na pontifícia basílica da Santa Cruz, garantir a presença da comunidade beneditina e respeitar "os elementos religiosos que ficam fora da Basílica", como a cruz.
O acordo, destacou dom García Magán, deve ser formalmente concretizado “num acordo que ainda não foi finalizado”, apesar de que o governo já iniciou os trâmites burocráticos para levar adiante seu projeto.
O porta-voz disse também que a CEE não sabe o prazo para sua conclusão ou o que o "redesenho" do resto do local vai causar.
Linhas básicas da “ressignificação” do Vale dos Caídos
O Ministério da Habitação da Espanha emitiu uma ordem para implementar um acordo "entre o Ministério da Habitação e Agenda Urbana, o Ministério da Política Territorial e Memória Democrática e a Fundação Santa Cruz do Vale dos Caídos" para reconfigurar o local.
Esse departamento ministerial falou à ACI Prensa sobre alguns detalhes do concurso internacional de ideias para o projeto de redefinição, que, segundo o departamento, "tem o aval da Santa Sé". Prova disso seria a inclusão de um representante da Igreja no júri do concurso.
Segundo o departamento governamental, o projeto de reformulação "oferecerá uma perspectiva nova, crítica e informada sobre a história do nosso país", que transformará o espaço “num lugar para uso educacional, cultural e democrático".
O projeto prevê a construção de um "centro de interpretação ou museu" na esplanada que leva à basílica papal, e iniciativas desse novo espaço "para o interior da basílica" que, a seu ver, "completarão o processo de redefinição de sua identidade com uma narrativa inclusiva, respeitosa e alinhada aos valores democráticos".
O processo de seleção do projeto levará seis meses, e o processo de licitação das obras deve ocorrer antes do fim do ano que vem. O governo da Espanha planeja gastar € 26 milhões (cerca de R$ 166 milhões) nessa operação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Apoio “total e unânime” ao cardeal Cobo
Dom García Magán disse também disse que o assunto foi discutido na sessão plenária.
"Os bispos foram informados e, claro, houve endosso total e unânime, sem uma única voz discordante", sobre o trabalho feito até agora pelo arcebispo de Madri, dom José cardeal Cobo, o mediador designado.
O porta-voz da CEE disse também confirmou que foram feitas discussões entre a Conferência Episcopal Espanhola; o ex-núncio apostólico na Espanha, dom Bernardito Auza; a comunidade beneditina que vive no Vale dos Caídos e o cardeal Cobo, para abordar essa questão.
Bispos são instados a defender o “caráter inviolável” do templo
Assine aqui a nossa newsletter diária
Como a ACI Prensa já noticiou, várias manifestações de magnitude variada ocorreram nos últimos dias, depois do vazamento das negociações entre a Santa Sé e o governo espanhol, coincidindo com a assembleia plenária da CEE.
A última delas ocorreu ontem (3) às portas da CEE, organizada pela Associação para a Defesa do Vale dos Caídos (ADVC). Nela, os bispos membros da CEE foram instados a "não permanecerem em silêncio ou cúmplices diante das exigências do governo".
A ADVC disse também que, como templo, a basílica tem um "caráter inviolável", conforme os acordos assinados pela Santa Sé e pela Espanha em 1979.
"O que se propõe ali é uma profanação e, portanto, a única coisa que se pode fazer é exercer a autoridade que lhes foi conferida para defender a integridade do Vale dos Caídos, como um lugar sagrado, como um lugar de paz e reconciliação entre todos os espanhóis", diz o comunicado.
A ADVC diz que "qualquer ação governamental dentro da basílica — obras de construção, exumações, inspeções, eventos etc. — requer a autorização ou pelo menos o consentimento da autoridade eclesiástica competente, geralmente o abade ou o ordinário local, segundo os termos do Direito Canônico".
O porta-voz da CEE, referindo-se aos vários protestos que ocorreram nos últimos dias, disse respeitar o direito de manifestação e que eles contaram com a presença de "um grupo muito diverso" de pessoas com diferentes "afiliações eclesiásticas e extraeclesiásticas".
Assim, ele falou sobre aqueles que falavam com os bispos, aqueles que rezavam, ou aqueles que iam “para gritar, para insultar”, mesmo com uma “atitude um pouco violenta” e praticando “calúnias e difamações”.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
A capital angolana, Luanda, foi palco do encerramento da Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, um evento de quatro dias que promoveu intensos debates e
O Sumo Pontífice Leão XIV concedeu uma audiência ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova. O encontro ocorreu
Jonathan Roumie, o ator conhecido por interpretar Jesus na popular série “The Chosen”, encontrou-se com o Papa Leão XIV na quarta-feira, 25 de junho de
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.