Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
18 de mar de 2025 às 10:30
Um grupo de entusiastas do tango, dança da Argentina, país natal do papa Francisco, reuniu-se no último domingo (16) às portas do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma para dar apoio ao papa através da dança.
As notas do bandoneon, instrumento típico do tango, chegou até o décimo andar do hospital, onde o papa está internado há um mês. A iniciativa foi chamada de “tango de oração” e foi uma demonstração de solidariedade da “comunidade do tango” da Itália.
Daiana Guspero, bailarina argentina, foi a responsável por promover esse encontro. Guspero fala sobre os detalhes desse gesto, feito no último domingo diante da imagem de são João Paulo II em frente ao Hospital Gemelli, à qual muitos fiéis foram nos últimos dias para rezar pelo papa Francisco.
“Eu sou uma grande crente e tinha certeza de que com nossa energia, dançando o tango e orando por ele, isso iria alcançá-lo de alguma forma. É o mínimo que eu poderia fazer por ele e senti a necessidade de fazer isso, sabendo especialmente que ele ama o tango, que dançou quando era jovem e que ouviu tango no Vaticano”, diz a argentina.
A dança, segundo a bailarina, contou com a presença de pessoas de várias partes da Itália, como Catânia e Sicília.
“Dancei com Massimiliano Varrese, ator italiano com quem também estou estudando”, disse Guspero. “Ele também é um crente e imediatamente se juntou para enviar ao papa todo o nosso amor”.
Embora a ideia inicial fosse “uma dança silenciosa”, Mariano Navone, dançarino e músico que tocou bandoneon ao vivo, aderiu à iniciativa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Vendo que o papa estava melhor, pensamos que talvez, quando ele ouvisse o instrumento, pudesse olhar pela janela. Mas, se não me engano, ele recebeu a notícia de que estávamos dançando e orando por ele”, diz Navone.
Daiana se dedica há 13 anos à divulgação do tango na Itália e atualmente tem três academias, a Zotto Tango Academy, nas cidades de Milão, Veneza e Verona.
Ela fala sobre a ocasião em que pôde cumprimentar o papa Francisco numa audiência no Vaticano em 2018.
“Tive a honra e o privilégio de dançar para ele e a verdade é que foi uma emoção linda que nunca esquecerei”, diz a bailarina à CNA, agência em inglês da EWTN News.
“Lembro-me de que me aproximei dele e disse: ‘Santo Padre, como eu gostaria de lhe dar um abraço de tango!’ Ao que ele respondeu: ‘E o quanto eu gostaria de dançar tango com você’ “, diz Daiana rindo, dizendo também que foi “uma das maiores emoções” de sua vida.
Em 2014, cerca de 3 mil dançarinos parabenizaram o papa Francisco por seu 78º aniversário com um tango com uma grande presença de pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano.