Um grupo de entusiastas do tango, dança da Argentina, país natal do papa Francisco, reuniu-se no último domingo (16) às portas do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma para dar apoio ao papa através da dança.
As notas do bandoneon, instrumento típico do tango, chegou até o décimo andar do hospital, onde o papa está internado há um mês. A iniciativa foi chamada de "tango de oração" e foi uma demonstração de solidariedade da "comunidade do tango" da Itália.
Daiana Guspero, bailarina argentina, foi a responsável por promover esse encontro. Guspero fala sobre os detalhes desse gesto, feito no último domingo diante da imagem de são João Paulo II em frente ao Hospital Gemelli, à qual muitos fiéis foram nos últimos dias para rezar pelo papa Francisco.
"Eu sou uma grande crente e tinha certeza de que com nossa energia, dançando o tango e orando por ele, isso iria alcançá-lo de alguma forma. É o mínimo que eu poderia fazer por ele e senti a necessidade de fazer isso, sabendo especialmente que ele ama o tango, que dançou quando era jovem e que ouviu tango no Vaticano", diz a argentina.
Daiana Guspero no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Cortesia
A dança, segundo a bailarina, contou com a presença de pessoas de várias partes da Itália, como Catânia e Sicília.
"Dancei com Massimiliano Varrese, ator italiano com quem também estou estudando”, disse Guspero. “Ele também é um crente e imediatamente se juntou para enviar ao papa todo o nosso amor".
Embora a ideia inicial fosse "uma dança silenciosa", Mariano Navone, dançarino e músico que tocou bandoneon ao vivo, aderiu à iniciativa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Vendo que o papa estava melhor, pensamos que talvez, quando ele ouvisse o instrumento, pudesse olhar pela janela. Mas, se não me engano, ele recebeu a notícia de que estávamos dançando e orando por ele", diz Navone.
Daiana se dedica há 13 anos à divulgação do tango na Itália e atualmente tem três academias, a Zotto Tango Academy, nas cidades de Milão, Veneza e Verona.
Encontro entre Daiana Guspero e o papa Francisco em 2018. Cortesia de Daiana Guspero
Ela fala sobre a ocasião em que pôde cumprimentar o papa Francisco numa audiência no Vaticano em 2018.
"Tive a honra e o privilégio de dançar para ele e a verdade é que foi uma emoção linda que nunca esquecerei", diz a bailarina à CNA, agência em inglês da EWTN News.
"Lembro-me de que me aproximei dele e disse: 'Santo Padre, como eu gostaria de lhe dar um abraço de tango!' Ao que ele respondeu: 'E o quanto eu gostaria de dançar tango com você' ", diz Daiana rindo, dizendo também que foi "uma das maiores emoções" de sua vida.
Em 2014, cerca de 3 mil dançarinos parabenizaram o papa Francisco por seu 78º aniversário com um tango com uma grande presença de pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.