A esperança vive, disse hoje (24) o papa Francisco na missa da véspera de Natal no Vaticano, ao falar sobre o incrível fato de que o Deus infinito se tornou uma Criança pequena.
"Deus é Emanuel, ele é Deus conosco. O infinitamente grande tornou-se pequeno; a luz divina brilhou através das trevas do mundo; A glória do céu apareceu na terra. E como? Na pequenez de uma criança. E se Deus vier, mesmo quando o nosso coração se assemelha a uma pobre manjedoura, então podemos dizer: a esperança não está morta, a esperança está viva e envolve a nossa vida para sempre”, disse hoje o papa na basílica de São Pedro.
O papa Francisco, de 88 anos de idade, celebrou a missa na Noite de Natal do Senhor depois de abrir a porta santa da basílica para iniciar oficialmente o Jubileu 2025.
Com a abertura da porta santa, disse Francisco, "cada um de nós pode entrar no mistério desse anúncio da graça".
"Esta é a noite em que a porta da esperança se abriu para o mundo; esta é a noite em que Deus diz a cada um: há esperança também para você!", disse o papa em sua homilia de Natal.
Francisco disse que o Jubileu, que tem como tema "Peregrinos da Esperança", é uma oportunidade para todas as pessoas terem esperança no Evangelho, esperança no amor e esperança no perdão.
"Ela nos convida a redescobrir a alegria do encontro com o Senhor, nos chama à renovação espiritual e nos compromete com a transformação do mundo, para que este se torne verdadeiramente um tempo jubilar", disse o papa Francisco.
O mundo realmente precisa de esperança agora, continuou o papa, especialmente em meio a guerras, bombardeios de hospitais e escolas e crianças sendo metralhadas.
Embora os sintomas de um resfriado mantivessem o papa em sua residência no fim de semana antes do Natal, ele estava bem o suficiente hoje para abrir a porta santa e celebrar a missa da véspera de Natal. Essa foi também uma de suas primeiras aparições públicas com aparelhos auditivos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No rito de abertura da porta santa, Francisco, sentado em sua cadeira de rodas, inclinou-se para bater na porta dourada, que estava selada desde o jubileu extraordinário da Misericórdia em 2016. Quando assistentes abriram os dois lados da porta, o coro cantou em latim: "Este é o portão do Senhor. Onde os justos entram. Eu entro em Tua casa, ó Senhor".
Papa Francisco passa hoje (24) pela porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano. Vatican Media
O papa então passou pela porta e entrou na basílica, seguido por cardeais, bispos, padres, ministros, representantes de igrejas cristãs dos cinco continentes vestindo roupas tradicionais de seus países, para a missa de Natal.
"Nesta noite é para vocês que se abre a 'porta santa' do coração de Deus", disse o papa na homilia. "Jesus, Deus-conosco, nasceu para você, para mim, para nós, para cada homem e mulher. E, vocês sabem, com Ele a alegria floresce, com ele a vida muda, com ele a esperança não decepciona”.
Francisco disse que a tarefa dos cristãos no ano jubilar é levar esperança às diferentes situações da vida, porque a esperança cristã "não é o final feliz de um filme" a ser esperado passivamente, mas "a promessa do Senhor ser bem-vindo aqui, agora, nesta terra sofredora e gemendo".
"Aprendamos com o exemplo dos pastores: a esperança nascida nesta noite não tolera a indolência dos sedentários e a preguiça daqueles que se acomodaram em seus confortos – e muitos de nós, corremos o risco de nos acomodarmos em nossos confortos", disse o papa Francisco.
"A esperança não admite a falsa prudência de quem não se exime por medo de se comprometer e o cálculo de quem pensa só em si mesmo; A esperança é incompatível com a vida tranquila de quem não levanta a voz contra o mal e contra as injustiças consumadas na pele dos mais pobres".
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.