Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
2 de abr de 2025 às 16:21
O papa Francisco disse hoje (2) que Jesus continua a sair em busca daqueles que estão perdidos ou sem esperança numa catequese com o tema “Jesus Cristo, nossa esperança”.
Em sua catequese escrita, divulgada hoje pela Santa Sé, o papa descreveu o encontro de Jesus com Zaqueu, um homem “que parece irremediavelmente perdido”.
“Talvez nós também nos sintamos assim às vezes: sem esperança”, escreveu Francisco, falando sobre a cena do Evangelho de são Lucas. “Em vez disso, Zaqueu descobrirá que o Senhor já estava procurando por ele”.
O papa disse que Jesus continua a sair em busca daqueles que buscam a Deus, mesmo quando confrontados com limitações pessoais, lutas ou circunstâncias incertas.
“Quando ele sabe que Jesus está passando pela cidade, Zaqueu sente o desejo de vê-lo. Mas quando se tem um desejo forte, não se desanima. Encontra-se uma solução”, disse Francisco.
Ao elogiar a coragem e a simplicidade de Zaqueu por não se deixar intimidar por aqueles que o excluíram porque ele era o chefe dos publicanos “que cobra impostos de seus concidadãos para os invasores romanos”, o papa Francisco disse que é Jesus quem dá o primeiro passo para iniciar uma conversa com o homem “desprezado por todos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Jesus pede a Zaqueu que desça imediatamente, quase surpreso ao vê-lo na árvore, e lhe diz: ‘Hoje devo ficar em sua casa!’ (cf. Lc 19:5). Deus não passa sem procurar aqueles que estão perdidos”, disse o papa.
Refletindo sobre a reação de Zaqueu à abertura de Jesus para com ele, Francisco disse: “É a alegria de quem sente que foi visto, reconhecido e, acima de tudo, perdoado”.
Depois de acolher Jesus em sua casa, o papa Francisco observou que foi o olhar misericordioso de Deus que inspirou Zaqueu a transformar sua vida e “imitar Aquele por quem se sentia amado”.
“Ele se levanta para assumir um compromisso: devolver quatro vezes o que roubou. Ele faz isso porque entende que essa é a sua maneira de amar”, disse o papa.
Concluindo sua catequese com um convite aos fiéis a dar “passos concretos” para acolher Jesus e seu perdão nas próprias vidas, Francisco disse: “Deixemo-nos encontrar pela misericórdia de Deus, que sempre vem nos procurar, em qualquer situação em que possamos estar perdidos”.