Diálogos “Crer na Cidade” Promovem Unidade na Diversidade entre Cristãos em Lisboa (c/vídeo)

Miniatura da categoria notícias
Compartilhe:

23/jun/2025

Em Lisboa, uma série de encontros ecuménicos sob o tema «Crer na Cidade» reuniu cristãos de diversas denominações, promovendo a partilha e o conhecimento mútuo. A iniciativa, organizada pelo Patriarcado de Lisboa, decorreu entre abril e maio, com foco no diálogo sobre o Credo, contextualizando-o no Ano Jubilar de 2025 e na celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia.

O objetivo principal não foi focar nas semelhanças, mas sim em como as diferentes experiências e perspetivas enriquecem a compreensão da fé e do serviço à sociedade. O diretor do departamento de diálogo ecuménico local sublinhou que as distinções, sejam entre católicos e ortodoxos ou entre diferentes denominações protestantes, serviram para ampliar a visão dos participantes, em vez de criar divisões. A tónica foi colocada na ideia de que as diferentes comunidades cristãs não são concorrentes, mas sim parceiras com talentos distintos, trabalhando em conjunto como irmãos.

Uma das participantes, ligada à Aliança Evangélica, descreveu a experiência como uma oportunidade valiosa para ouvir, conhecer o outro e aprender com a sua perspetiva. Ela destacou que, ao escutar ativamente, todos ganham. Utilizando a metáfora da música, referiu que, ao encontrar a "nota comum" que é Cristo, as diferentes tradições podem "vibrar por simpatia". A verdade expressa no Credo, sendo intemporal, deve ser vivida ativamente, através de ações de amor, acolhimento e serviço ao próximo, traduzindo-se em sermos "as mãos de Jesus hoje".

Os organizadores esperam que estes diálogos ajudem a criar um ambiente onde os cristãos de diferentes origens se reconheçam como irmãos, unidos no propósito de servir e contribuir para o bem da sociedade. A iniciativa incluiu um vídeo documentando a experiência.

Artigos Recentes

Rolar para cima