O bispo de Presidente Prudente (SP), dom Benedito Gonçalves dos Santos, divulgou a programação da diocese para o Jubileu 2025 e desejou que esta seja, “para todos, ocasião de reanimar a esperança”. “Todo Ano Santo deve provocar em nós a conversão pessoal e comunitária das nossas ações e a presença ativa na fé e na vida da comunidade eclesial. Este Jubileu também nos impele a uma renovação de atitudes e posturas para assumir a novidade que o Evangelho realiza toda vez que acolhemos a Palavra de Deus e a pomos em prática”, disse em uma carta pastoral.

O Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025 foi proclamado pelo papa Francisco, com o tema “Peregrinos da Esperança” e a bula Spes non confundit. Conforme estabelece este documento, o jubileu começará no Vaticano, no próximo dia 24 de dezembro, quando o papa abrirá a porta santa na basílica de São Pedro, e terminará no dia 6 de janeiro de 2026. Nas dioceses de todo o mundo, a abertura do jubileu será no dia 29 de dezembro e o encerramento em 28 de dezembro de 2025.

Na diocese de Presidente Prudente, a abertura no dia 29 de dezembro terá início às 8h, em frente ao santuário diocesano Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes, de onde sairá a procissão até a catedral São Sebastião, onde será celebrada a missa. Dom Benedito destacou que, “à frente da peregrinação estará a cruz, memorial do Ano Jubilar, que ficará exposta na Igreja Catedral São Sebastião, para a veneração dos fiéis”. O bispo também convocou todos a participarem deste momento, por isso, decretou que “neste dia todas as paróquias desmarquem as missas e atividades no período da manhã”.