A distribuição anual de ajuda humanitária da Papal Foundation será em memória do legado do papa Francisco, disse a organização em comunicado à imprensa.

Este ano, a Papal Foundation — organização sem fins lucrativos dedicada a atender aos desejos do papa por meio de doações a iniciativas beneficentes de sua escolha em todo o mundo — destinará US$ 14 milhões (cerca de R$ 79, 8 milhões) a 116 projetos em cerca de 60 países. Os projetos envolvem o desenvolvimento do acesso à água potável e à moradia, o fornecimento de recursos educacionais, a restauração de igrejas e seminários e a construção de unidades de saúde em áreas devastadas pela guerra e empobrecidas.

Tradicionalmente, representantes da organização viajam a Roma na sexta-feira depois do Domingo da Divina Misericórdia para entregar o financiamento por cheque ao papa, disse o Ward Fitzgerald, presidente do conselho de curadores da fundação, à CNA, agência em inglês da EWTN. Este ano, como a reunião estava marcada para ocorrer exatamente uma semana depois da morte do papa Francisco, eles compareceram ao funeral do papa argentino.