O papa Francisco fez a profunda pergunta de Jesus: "Crês nisto?", a cristãos do mundo todo num culto ecumênico de vésperas no último sábado (25) no momento em que católicos e ortodoxos se preparam celebrar a Páscoa na mesma data neste ano.
Ao falar na basílica de São Paulo Fora dos Muros na conclusão da 58ª Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o papa refletiu sobre o encontro de Cristo com Marta depois da morte de Lázaro, ao dizer que a esperança “ressurge das cinzas da morte”.
“Este terno encontro entre Jesus e Marta, que escutamos no Evangelho, ensina-nos que, mesmo nos momentos de desolação, não estamos sós e podemos continuar a ter esperança”, disse Francisco em sua homilia, centrada no tema da semana "Crês nisto?" (cf. Jo 11:26).
Francisco vinculou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano ao Jubileu 2025.
“Esta mensagem de esperança está no centro do Jubileu que iniciamos. O apóstolo Paulo, cuja conversão a Cristo recordamos hoje, dizia aos cristãos de Roma: ‘A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ ” (cf. Rm 5, 5).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na cerimônia das vésperas, o papa disse que o foco de todo este ano jubilar está na esperança e coincide “providencialmente” com o 1.700º aniversário do Concílio de Niceia.
Francisco disse que a profissão de fé do concílio “vai para além de todas as divisões que feriram o Corpo de Cristo ao longo dos séculos”.
O prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé, o cardeal Kurt Koch, falou ao papa Francisco antes da bênção apostólica. Ele citou a visita do papa em 2014 ao patriarca ecumênico Bartolomeu I em Constantinopla, em que Francisco disse que “a Igreja Católica não pretende impor quaisquer requisitos, exceto a profissão de fé comum” para alcançar a unidade plena.
Essa esperança pela unidade ganhou força nos últimos meses. Em novembro do ano passado, o patriarca ecumênico Bartolomeu de Constantinopla confirmou conversas em andamento entre representantes da Igreja sobre o estabelecimento de uma data comum para a Páscoa, potencialmente começando em 2025.
“Nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, também podemos viver o aniversário do Concílio de Niceia como um convite a perseverar no caminho rumo à unidade. De modo providencial, este ano, precisamente durante o aniversário ecumênico, a Páscoa será celebrada no mesmo dia tanto no calendário gregoriano como no juliano. Renovo o meu apelo para que esta coincidência sirva de estímulo a todos os cristãos para darem resolutamente um passo rumo à unidade, em torno duma data comum, uma data para a Páscoa”, disse o papa Francisco.
Ao destacar o momento “providencial”, o papa disse que a Páscoa cairá na mesma data nos calendários gregoriano e juliano este ano.
“Recuperemos as raízes comuns da fé, preservemos a unidade”, exortou Francisco.
Representantes de várias igrejas cristãs e comunidades eclesiais presentes em Roma participaram da celebração noturna, incluindo o metropolita Policarpo, representando o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, e o arcebispo Ian Ernest, da Comunhão Anglicana, que está concluindo seu serviço.
AC Wimmer (刘威猛) é o editor de notícias da EWTN News para a Europa e Ásia. O australiano poliglota, criado na Baviera e na África do Sul, foi editor-chefe de vários meios de comunicação. Formado em Filosofia e Estudos Chineses pela Universidade de Melbourne, o veterano jornalista é pesquisador honorário em Comunicações e atuou no Conselho da Cáritas em Munique.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.