A coordenação dos Missionários Digitais e a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tiveram o seu primeiro encontro presencial em São Paulo (SP) de 7 a 9 de março no Centro MAGISAnchietanum, espaço jesuíta de juventude. O objetivo foi estruturar e articular as bases da Pastoral Digital no Brasil.
“A Pastoral Digital não tem como objetivo criar estruturas de comunicação institucional na Igreja Católica”, disse à ACI Digital Guilherme Cadoiss, um dos coordenadores dos missionários digitais no Brasil. “Seu propósito é pastorear aquelas iniciativas informais e espontâneas que surgem de um chamado de Deus, para que o missionário digital evangelize na internet”.
A coordenação dos Missionários Digitais surgiu do projeto global A Igreja te escuta, que visa conectar evangelizadores digitais de todo o mundo. No Brasil essa iniciativa deu origem em julho passado ao 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais, que reuniu 80 influenciadores católicos, no Santuário Nacional Aparecida. Em outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez um encontro que reuniu 17 padres que evangelizam no ambiente digital, na sua sede em Brasília.
Segundo Cadoiss, “desde o Sínodo sobre a Sinodalidade, o papa Francisco tem colocado a missão digital como uma de suas prioridades de pontificado”.
Há cinco meses a coordenação se reúne de forma virtual para falar sobre a criação da Pastoral Digital, mas não conseguiam avançar nos assuntos principais relacionados à missão digital. Por isso, viram a necessidade de fazer essa reunião em São Paulo.
A reunião foi “estruturada em mesas de trabalho e formações, que se mostraram extremamente produtivas e enriquecedoras”, contou Cadoiss. “Acelerou significativamente o nosso trabalho. Conseguimos realizar em 48 horas o que não havíamos conseguido em cinco meses”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Da experiência de estar reunidos surgiu a percepção de que “a presencialidade era um dos objetivos do nosso trabalho”, disse, acrescentando que por isso uma das pautas principais foi a realização de encontros de missionários digitais em nível regional e nacional.
A missão digital está acontecendo “de forma muito espontânea e informal, movida pelo Espírito Santo”, disse, mas “é fundamental que esses evangelizadores recebam um acompanhamento pastoral, façam parte da estrutura da Igreja e estejam inseridos nela, assim como todas as outras pastorais da Igreja Católica”.
“Dessa forma”, continuou ele, “essa articulação tem como objetivo, no futuro, tornar-se uma pastoral digital. Ainda não o é, mas, se Deus quiser, com a Sua graça, um dia seremos uma pastoral”.
Para Cadoiss, “da mesma forma que a Igreja no passado precisou dos jesuítas para evangelizar regiões remotas do globo — como são Francisco Xavier e José de Anchieta —, hoje é necessário que alguém vá evangelizar nos meios digitais. Esses talvez sejam os ‘jesuítas modernos, que evangelizam um povo com uma cultura própria: o povo da internet”, concluiu.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.