Encontro entre províncias eclesiásticas de Évora e de Mérida-Badajoz contribui para conhecimento de realidades cristãs da Extremadura espanhola e do Alentejo-Algarve – Agência ECCLESIA
22/maio/2025
Este é um artigo do site ECCLESIA.
Bispos e arcebispos reuniram-se na Concatedral de Mérida, em Espanha
Évora, 22 mai 2025 (Ecclesia) – Os arcebispos e bispos das Províncias Eclesiásticas de Mérida-Badajoz e de Évora encontraram-se, na passada segunda-feira, na Concatedral de Mérida (Espanha), permitindo o conhecimento das realidades das comunidades cristãs da Extremadura espanhola e do Alentejo-Algarve.
Segundo informa a Arquidiocese de Évora, estiveram ainda em diálogo as questões relativas à pastoral vocacional, aos Seminários e à formação humana e filosófico-teológica dos futuros presbíteros.
No encontro, em que os bispos portugueses foram recebidos pelo arcebispo de Mérida-Badajoz, foram ainda salientadas as atuais necessidades no âmbito espiritual e pastoral no acompanhamento permanente do clero e de todos os agentes da Pastoral.
Na reunião, foi feita também uma partilha sobre a organização e sobrevivência económica e financeira das comunidades cristãs, dos serviços diocesanos e da sustentação do clero, tendo sido abordadas as urgentes necessidades do cuidado e acompanhamento do clero mais idoso.
De acordo com Arquidiocese de Évora, no que respeita à pastoral laical, a análise e reflexão partiu da partilha da vivência do Ano Santo 2025 em cada uma das dioceses e sublinharam-se algumas práticas com sucesso e com possibilidade de ser replicadas.
Já durante a tarde, os bispos portugueses tiveram a oportunidade de viver um momento cultural na visita aos templos romanos, ao teatro e anfiteatro romanos e à ponte romana sobre o Guadiana.
A iniciativa contou com a participação do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, dos bispos de Beja, D. Fernando Paiva, e do Algarve, D. Manuel Quintas.
A próxima reunião das duas províncias eclesiásticas ficou agendada para dia 02 de março de 2026, em Beja.
No enclave palestino, as instalações médicas continuam sendo atingidas. A ONG alerta sobre as condições da população que luta para sobreviver e receber tratamento. Martina
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.