Em 2024, o santuário de Fátima, Portugal, recebeu 6,2 milhões de peregrinos. O número apresenta uma queda em relação aos 6,8 milhões verificados em 2023. Porém, ressaltou o santuário, “o ano de 2023 não pode ser analisado sem o efeito da Jornada Mundial da Juventude e da visita do Papa Francisco a Fátima”.
Em 2023, só entre 24 de julho e 10 de agosto, período da JMJ, o santuário recebeu mais de um milhão de fiéis. Segundo o santuário, “extraindo das estatísticas de 2023 o impacto desses momentos significativos, constata-se que, em 2024, o santuário registou, não uma redução, mas sim um aumento no número de peregrinos”.
Os dados foram apresentados na tarde de ontem (6), no 46º Encontro de Hoteleiros, que reuniu no Centro Pastoral de Paulo VI responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos.
Foi registrado aumento no número de celebrações no santuário em 2024. Foram 10.813, 1.256 a mais do que em 2023. Também cresceu o número de grupos de peregrinos que se inscreveram em serviços do santuário, com 5.231, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.
O santuário registrou maior número de peregrinações organizadas provenientes do exterior do que de Portugal. Foram 1.213 portuguesas e 4.018 estrangeiras. Entretanto, ressaltou, as peregrinações portuguesas levaram ao santuário 435.609 peregrinos, enquanto as estrangeiras levaram 174.891.
Entre os países estrangeiros que levaram peregrinos a Fátima, foram contabilizados 88 países. O número é inferior aos 94 de 2023, quando teve o “efeito JMJ”, mas superior aos 76 de 2022 e aos 82 de 2019.
Segundo os dados, 54% dos grupos de peregrinos são europeus e os países da Europa que mais visitaram o santuário foram Espanha, Polônia e Itália. 27% dos peregrinos eram provenientes das Américas, sendo a maioria dos EUA, Brasil e México, nesta ordem. Com 17%, a Ásia foi o terceiro continente com maior número de peregrinações, com a maioria dos grupos oriunda das Filipinas, Coreia do Sul e Índia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O santuário de Fátima destacou que, “fazendo uma análise mais recuada no tempo, indo até 2010”, verificou-se pela primeira vez peregrinações de Bahrein, Belize e Montenegro.
Os dados mostraram ainda que, enquanto os portugueses foram a Fátima com maior frequência nos meses de maio, outubro e junho, os estrangeiros foram em outubro, setembro e maio.
Entre os eventos dos quais os peregrinos mais participam estão as missas oficiais do santuário e o rosário seguido da procissão das velas.
Houve também “um conjunto significativo de celebrações particulares”. Foram celebrados no ano passado 37 matrimônios, 162 batismos e 565 bodas matrimoniais.
As atividades culturais também atraíram os peregrinos. O espaço museológico com maior procura foi a casa dos santos Francisco e Jacinta Marto, com 411.006 visitantes em 2024. Em seguida, aparece a Casa da Lúcia, terceira vidente de Fátima em processo de beatificação. O local teve 229.669 visitantes, número que segundo o santuário “surpreende”, pois o espaço esteve fechado entre 1 de janeiro e 4 de julho para obras de reabilitação.
O Museu do Santuário e as duas exposições temporárias de 2024 registaram, em conjunto, 283.845 visitantes.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.