Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
15 de abr de 2025 às 12:57
O Complexo Cristo Protetor de Encantado (RS), inaugurado no dia 6 de abril, vai receber na Sexta-feira Santa (18) a quarta edição da Caminhada Penitencial e da Via-Sacra. “Não é um passeio, mas é um momento de fé, de reflexão e de oração penitencial”, disse à ACI Digital o pároco da paróquia São Pedro, de Encantado, padre Genoir Pieta.
A caminhada vai começar às 5h30, com saída em frente ao painel do Imigrante da igreja São Pedro, no centro da cidade. Os participantes vão percorrer 9 km até o Complexo Cristo Protetor. A iniciativa é organizada pela paróquia São Pedro, pela Juventude Scalabriniana (Juves) e pelo Cursilho de Encantado.
“A caminhada penitencial sairá com qualquer tempo, faça frio, faça calor ou faça chuva”, disse o padre Genoir. “Participa quem tiver condições. Quem não tiver condições de fazer todo o trecho, pode seguir de carro atrás da procissão”.
A polícia vai interditar o acesso desde o bairro Lambari até a entrada do Cristo Protetor a partir das 6h30.
Segundo o pároco, os fiéis seguirão em caminhada e, “a partir da metade da estrada do Cristo Protetor, e depois do Boulevard, terá início a via-sacra com a participação da comunidade da paróquia”. Cada uma das 14 estações “será representada de forma estática, mas ao vivo, pelas pessoas das comunidades”.
O padre Genoir contou que a iniciativa de realizar a caminhada e a via-sacra “surgiu da devoção das pessoas, da vontade de valorizar aquele Cristo Protetor como um ponto de referência”. Segundo ele, a cada dia, desde a inauguração, se tem notado que “aquele Cristo Protetor é, sim, um grande monumento turístico, mas ele é muito, também, um lugar de peregrinação, um lugar de fé. As pessoas chegam para pedir graças e já para agradecer graças alcançadas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além disso, a caminhada e a via-sacra querem “valorizar a Sexta-feira Santa”. “E é penitencial, porque não deixa de ser um sacrifício uma caminhada de quase nove quilômetros, para quem tiver condições de fazer”.
O padre, que participa da iniciativa desde a segunda edição, disse que percebe que, “realmente, quem participou nos anos anteriores foi crescendo na fé, na devoção, na boa vontade mesmo”.
No ano passado, disse, houve “a participação de muitas comunidades e cidades da região”. Segundo os organizadores, em 2024, cerca de três mil pessoas participaram. Para este ano, “espera-se muito mais”, disse o padre, sobretudo depois da inauguração do Complexo Cristo Protetor.
Cristo Protetor de Encantado
O complexo do Cristo Protetor é um complexo religioso de 14,3 mil m² no alto do Morro das Antenas, em Encantado (RS), que conta com diferentes espaços construídos em torno de uma estátua do Cristo Protetor, a maior estátua de Jesus do Brasil. O monumento tem 43,5 metros de altura, sendo 37,5 metros de estátua e 6 metros de pedestal, e 39 metros de envergadura.
O complexo conta ainda com a capela envidraçada dedicada a são João Batista Scalabrini, o padroeiro dos migrantes, que visitou a cidade de Encantado em 1904 e foi canonizado em 2022. Há também a fonte dos apóstolos, com 13 jatos d’água, sendo um central, que representa Jesus, e 12 ao redor, representando os apóstolos, além de outros espaços.