A irmã Francisca Erineuda Bento diz não ter palavras para descrever o que vive.  “Eu sempre digo: ‘meu Deus, o que o Senhor quer de mim? Me colocar aqui, logo aqui!”. A freira da congregação das Missionárias Capuchinhas vive no santuário do Despojamento, em Assis, onde está o corpo do beato Carlo Acutis.  “A nossa missão aqui é proporcionar o acolhimento e o bem-estar de quem vem rezar”, disse à ACI Digital a religiosa nascida em Horizonte (CE).

“Morar com um santo” é “uma responsabilidade”, disse a irmã, que, no entanto, age com naturalidade. “A gente conversa, eu converso com ele normal: ‘meu filho, já vou, boa noite, fique bem’”, contou.

A congregação a que pertence a irmã Francisca foi fundada pelo venerável frei João Pedro de Sexto São João, em 1904, em Belém (PA). A congregação tem uma missão em Assis, a fraternità Chiara d’Assisi, que fica no santuário do Despojamento, que marca o lugar em que são Francisco de Assis se despojou de suas vestes para se dedicar só a Deus. Atualmente, estão nessa missão as religiosas brasileiras Francisca Erineuda e Vanda Monteiro, de Imperatriz (MA), além da moçambicana Clara Lourenço.