O Observatório para a Liberdade Religiosa e Consciência (OLRC) da Espanha denuncia pressão política contra uma escola católica em Terrassa que dá aulas de religião.
Em comunicado (link em espanhol) divulgado hoje (27) a organização, que atua na Espanha há quase duas décadas, rejeitou "a crescente hostilidade institucional à religião na Catalunha e exige que o Parlamento catalão e os grupos políticos respeitem o direito fundamental dos pais de educar seus filhos segundo suas crenças".
Uma moção apresentada este mês pelo partido político Cataluña en Común, partido socialista, ateu e separatista, foi parcialmente aprovada pelo Parlamento da Catalunha. Em sua redação original, a moção rejeitava "a tentativa de grupos ultracatólicos reacionários de doutrinar alunos em escolas particulares da Catalunha".
O título da proposta foi aprovado em 22 de maio, depois de ter sido retirada, a pedido do Partido Socialista, a referência explícita aos centros concertados, os que nascem de iniciativas sociais, promovidas majoritariamente por instituições católicas, e que, como parte do sistema escolar, geram uma economia significativa de custos para as administrações públicas.
O mesmo ocorreu com o quinto ponto da moção original, que pedia "a aprovação de protocolo específico para detecção, intervenção e repressão de discurso de ódio, doutrinação ideológica ou violação de direitos em sala de aula, especialmente em centros sustentados com fundos públicos", ou seja, públicos e concertados.
Esse ponto se aplica, em última análise, a todos os centros, entre eles os privados.
Segundo a OLRC, essa iniciativa parlamentar tem o objetivo singular de denunciar o fato de que a escola Mare de Déu del Carme (Nossa Senhora do Carmo), em Terrassa, aumentou a duração das aulas de religião de uma para duas horas e que "fora dessa disciplina, fazem orações com os alunos na capela".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A escola foi fundada por padres carmelitas em 1942 para educar os filhos dos trabalhadores que migraram para a Catalunha depois da guerra. As mudanças que motivaram essa ação política foram implementadas há dois anos, com a chegada de uma nova liderança ao centro.
A OLRC diz que o partido Cataluña en Común também iniciou uma ação contra "um grupo de pais que escolheram a disciplina religião católica na escola pública de Collserola", em Sant Cugat del Vallés.
Campanha de difamação
María García, presidente da OLRC, destaca que há "uma campanha de descrédito e pressão institucional contra o tema da religião e contra as famílias que, exercendo seu direito constitucional, escolhem essa educação para seus filhos".
“O respeito à liberdade religiosa e o direito dos pais de educar segundo suas crenças são protegidos pelo artigo 16 da Constituição da Espanha e pelos tratados internacionais”, diz García. Ela exige que o Parlamento da Catalunha “e todos os funcionários públicos cessem suas campanhas de direcionamento e garantam os direitos fundamentais de todos os cidadãos, sem discriminação baseada na fé”.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
Este é um artigo do site ECCLESIA. Que resultado obtemos misturando Ciência,Religião, Literatura, Educação, Filosofia, Agri-cultura? Na verdade, um Professor desassossegado, e no caso de
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.