Um novo estudo do Reino Unido descobriu que, entre os membros da geração Z no Reino Unido, os católicos agora são dois para um – parte de um padrão observado em todas as faixas etárias em que a participação no catolicismo aumentou nos últimos anos, enquanto o anglicanismo diminuiu.
Um relatório da Bible Society, instituição de caridade do Reino Unido que traduz e distribui a Bíblia em todo o mundo, descobriu que a prática do cristianismo em geral está crescendo no Reino Unido depois de décadas de declínio, impulsionada por uma crescente participação de jovens em particular.
O estudo, baseado em pesquisas YouGov contratadas pela Bible Society, também concluiu que muitos jovens estão buscando comunidade e crença em Deus, e que numa época de problemas de saúde mental, distração e fragmentação provocados pelas mídias sociais, muitos estão interessados na oração e na Bíblia.
"Os resultados desse estudo completo e robusto demonstram que, no espaço de apenas seis anos, houve um crescimento significativo no número de pessoas que vão à igreja”, diz a introdução do relatório. “Os cristãos estão praticando sua religião de forma mais intencional; mais jovens estão encontrando fé; mais pessoas estão lendo a Bíblia".
Segundo o relatório, o grupo mais jovem estudado é agora o segundo grupo mais provável no Reino Unido a frequentar a igreja, com 16% dos jovens de 18 a 24 anos dizendo que frequentam a igreja mensalmente.
Cerca de um quinto dos homens de 18 a 24 anos (21%) agora dizem que frequentam a igreja mensalmente, mais do que suas colegas do sexo feminino que são 12%.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre os jovens de 18 a 24 anos, só 20% dos frequentadores da igreja se identificam como anglicanos, abaixo dos 30% de 2018, em comparação com 41% que se identificam como católicos e 18% como pentecostais.
Entre as populações estudadas, os jovens de 18 a 24 anos foram os mais propensos a dizer que acreditam que existe "definitivamente um Deus / deuses ou poder superior", com 33%. Eles também são os mais propensos a rezar regularmente, com 23% dizendo que rezam pelo menos uma vez por dia, contra 17% do resto da população, e um total de 37% dizendo que oram pelo menos mensalmente em comparação com 30% do resto da população.
No entanto, o relatório também descobriu que as taxas mais altas de leitura da Bíblia estão dentro de expressões batistas, evangélicas independentes, novas igrejas e pentecostais, todas as quais relataram leitura semanal da Bíblia em cerca de 90%. As taxas semanais mais baixas de leitura da Bíblia estão entre anglicanos e católicos, com 61% e 56%, respectivamente.
Os autores do relatório, pintando um quadro esperançoso para o futuro, concluíram que a Geração Z é mais engajada espiritualmente do que a maioria das outras gerações vivas e que essa abertura apresenta uma oportunidade significativa de divulgação e engajamento.
O relatório também enfatiza os impactos positivos de ir à igreja para o bem-estar individual e comunitário, dizendo que os frequentadores de igrejas relatam maior satisfação com a vida, um maior sentimento de conexão com a comunidade e taxas mais baixas de depressão e ansiedade. Eles também são mais propensos a serem socialmente engajados e caridosos.
Jonah McKeown é jornalista e produtor de podcasts de Catholic News Agency. Tem um mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri e trabalhou como escritor, produtor radial e camarógrafo.
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.