Hoje (22) é celebrado santo Epafrodito de Filipos, discípulo dos apóstolos de Cristo e colaborador próximo de são Paulo, que o menciona na Carta aos Filipenses (Fl 2,25-30).
Por ordem do apóstolo Pedro, chefe da Igreja, Epafrodito tornou-se o primeiro bispo de Filipos e Tarracina, e depois foi de Andriaca. O Martirológio Romano diz sobre este santo: "Depois foi bispo de Terracina, enviado por são Pedro quando este esteve em Roma, e onde batizou um bom número de convertidos, deixando Lino como bispo lá e partiu para Terracina".
Amigos no Senhor
Segundo a tradição, Epafrodito nasceu em Filipos, na antiga Macedônia, Grécia. A história fala dele como aquele que viajou de sua terra natal para Roma para ajudar são Paulo durante seu cativeiro entre os anos 60 e 62 d.C. Naquela ocasião, Epafrodito levou consigo a coleta feita pela Igreja em Filipos para auxiliar o apóstolo. Há, no entanto, uma controvérsia sobre a data desta viagem. Alguns a datam um pouco antes, por volta do ano 57, quando são Paulo esteve cativo em Éfeso – e não em Roma – durante sua terceira viagem missionária.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Irmão, colaborador e companheiro de armas" (Flp 2,25)
Não há dúvidas sobre o encontro entre os dois personagens e, claro, sobre a amizade que professaram. Como Epafrodito adoeceu naquela ocasião, são Paulo decidiu enviá-lo de volta a Filipos com uma carta aos cristãos da cidade, na qual se refere a ele como "seu irmão, colaborador e companheiro de armas". Na carta, rogava aos seus queridos neófitos que recebessem o compatriota com “alegria no Senhor”, pois Epafrodito havia arriscado tudo pela missão que lhe fora confiada, mesmo quando estava à beira da morte:
"Julguei necessário enviar-vos nosso irmão Epafrodito, meu companheiro de labor e de lutas, que designastes para assistir-me em minhas necessidades. Ele estava com saudades de todos vós e visivelmente preocupado, por terdes tido notícia da sua doença. De fato esteve mal, às portas da morte! Mas Deus teve compaixão dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse aflição sobre aflição. Essa é a razão por que procurei enviá-lo antes, para que, vendo-o, novamente vos alegreis e eu também fique menos preocupado. Portanto, acolhei-o no Senhor com toda a alegria e tratai com grande estima homens assim. Porque foi pela causa de Cristo que esteve próximo da morte, e arriscou a própria vida, para prestar-me os serviços que vós não podíeis prestar em pessoa.” (Fl 2,25-30).
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.