Hoje (20) é dia de são Martinho de Braga, bispo, teólogo e escritor eclesiástico hispânico de origem panônica (Panônia, região da antiga Europa central), chamado de "apóstolo dos suevos" por sua dedicação à evangelização deste povo de origem germânica.
Os suevos estabeleceram-se na Galécia (Gallaecia) no século VI. São Martinho de Braga também é conhecido como "Martinho de Dume", "Martinho Dumiense" ou "Martinho de Panônia". No Calendário Romano é celebrado no dia 5 de dezembro e na diocese de Braga em 22 de outubro.
Caminhando nas pegadas do Salvador
A data exata de seu nascimento não foi determinada com precisão, mas acredita-se que ele tenha nascido entre os anos 510 e 520 na Panônia (atual Hungria). Segundo santo Isidoro de Sevilha, seu primeiro biógrafo, a conversão de Martinho ao catolicismo ocorreu quando atingiu a maturidade, por volta do ano 560.
Encantado com a descoberta da fé em Cristo, Martinho fez uma peregrinação à Palestina marcado pelo desejo de pisar, beijar e tocar a terra onde Jesus viveu. Inicialmente pensou em ficar ali por pouco tempo, mas mudou de ideia para se dedicar mais à oração, à mortificação e ao estudo da Patrística (os textos dos Padres da Igreja).
Da Palestina foi para Roma, seguindo os passos do apóstolo Pedro. Na Cidade Eterna coroou a sua profunda experiência da unidade da Igreja, algo que marcou o resto da sua vida. Depois de Roma, o santo atravessou a terra dos francos, encontrando alguns suevos.
Aparentemente esse encontro foi muito significativo, provavelmente porque fazia muito tempo que não via um compatriota. O reencontro inesperado com algo que lembrava suas raízes o moveu a dar o próximo passo: Martinho foi para a cidade de Bracara Augusta (Braga, Portugal) como missionário; Bracara (Braga) era a capital da província romana da Galécia, que se tornou a capital do reino suevo.
Alma indomável
Os suevos, de origem germânica, eram uma ameaça constante às províncias romanas. Eles percorreram milhares de quilômetros dentro do Império, deixando a desolação em seu rastro. Depois de deixarem a sua região de origem, percorreram as margens do Reno e as do Minho; eles arrasaram os francos e cruzaram os Pirineus.
Por fim, repartiram-se as terras da Galécia e ficaram em Braga, cidade da qual fizeram capital. A partir daí mantiveram hostilidades com quase todos os povos vizinhos: desceram à Bética e conquistaram Sevilha, nas terras planas.
São Martinho de Braga, segundo santo Isidoro, chegou à Galécia por mar, vindo da Europa do Leste. Lá conheceu os suevos, pessoas que sabiam algo de Cristo, mas que haviam sido contaminadas pelo arianismo (heresia que negava a divindade de Cristo).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nada melhor que a companhia de um santo
Sem perder tempo, são Martinho começou o seu ministério apostólico. Uma das tarefas que se impôs foi conseguir a conversão do rei Carriarico, rei suevo que havia adotado o arianismo. O rei tinha um filho gravemente doente e, querendo ganhar o favor de Deus, enviou um grupo de representantes ao túmulo de são Martinho de Tours, para pedir a saúde de seu herdeiro.
A primeira missão não alcançou o milagre, e o rei decidiu enviar uma nova delegação, desta vez, com uma oferenda de ouro e prata do mesmo peso de seu filho; ele também prometeu rejeitar a heresia se o santo de Tours lhe concedesse o milagre. Então, milagrosamente, o seu filho recuperou a saúde e o rei cumpriu sua palavra, o que causou a conversão de todo o povo suevo à sã doutrina.
No meio de todo este processo de purificação espiritual esteve Martinho de Braga, que se tornou um fiel amigo e conselheiro do rei. Carriarico não teria aberto seu coração à verdade sem o testemunho, ensinamento e oração do santo. Desta forma, Martinho também abriu a alma de todos os suevos novamente ao Evangelho.
Transformar tudo em Cristo
Em Dumio, cidade do reino de Braga, Martinho fundou um mosteiro, por isso também é conhecido como "Martinho Dumiense", que se tornaria um centro espiritual a partir do qual a fé do povo de Deus se renovava. Martinho sabia da necessidade da oração para espalhar o Evangelho! A Igreja não pode se manter ou crescer sem oração.
Dumio floresceu sob a liderança de são Martinho. Provavelmente o santo conhecia muito bem o estilo de Arles, região francesa, e nela se inspirou em termos de planejamento urbano. Para a vida religiosa seguiu a regra de são Bento. Era evidente que em Dumio os monges se governavam de acordo com o ritmo estabelecido pelo abade -e agora bispo- Martinho de Dumio.
São Martinho formou o clero de acordo com os cânones e acordos dos concílios espanhol e africano; atendeu às necessidades materiais e espirituais dos camponeses entre os quais abundavam as superstições pagãs, celtas e germânicas.
Ele confiou ao monge Pascasio a tradução de "As palavras dos anciãos", um texto patrístico, e ele mesmo traduziu "As sentenças dos Padres Egípcios"; ele escreveu para os suevos outras obras de piedade, ascéticas e doutrinárias, como a "Formula vitae honestae" e "De correcte rusticorum", bem como alguns pequenos tratados cheios de sabedoria humana e espírito cristão.
São Martinho de Dume morreu em Braga aproximadamente no ano 580.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.