A polícia prendeu um homem de 23 anos suspeito de vandalizar e desfigurar o interior de uma igreja paroquial católica em Wichita, Kansas, EUA, no fim de semana.
"Depois de uma entrada forçada, estátuas foram destruídas, vitrais foram quebrados e outros danos extensos foram causados a esse espaço sagrado. O endereço de um site satânico foi rabiscado numa parede. Essa é a face do mal", escreveu a conferência episcopal do Estado do Kansas.
Segundo o Departamento de Polícia de Wichita, policiais responderam a um roubo relatado na paróquia de St. Patrick na madrugada do último sábado (15). Dentro da paróquia, os policiais descobriram danos a estátuas, velas e vitrais, e discurso de ódio pichado nas paredes. Uma bandeira dos EUA foi queimada.
St. Patrick's, que tem uma escola paroquial, fica no centro-norte de Wichita e atende predominantemente a comunidade latina. Autoridades disseram que os investigadores do Departamento de Polícia de Wichita lançaram uma investigação em grande escala junto com a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA.
Por volta das 2h20 (4h20, no horário de Brasília) do último domingo (16), policiais encontraram e prenderam o suspeito, que descreveram como sendo do condado de Saline, cerca de 160 km ao norte de Wichita. O homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso sob a acusação de roubo, profanação criminosa e danos a propriedade.
A conferência de bispos do Estado, publicou fotos nas redes sociais da "cena do crime de ódio". Uma das estátuas destruídas parecia ser uma imagem do padroeiro da paróquia, são Patrício.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Apesar de ter que mudar as missas para o ginásio da escola no último fim de semana, a paróquia ainda conseguiu fazer sua parada do dia de são Patrício no último domingo para homenagear seu santo homônimo.
A CNA, agência em inglês da EWTN News, entrou em contato com a diocese de Wichita para comentar, mas não obteve resposta até o momento da publicação da matéria.
Uma "missa negra" organizada por satanistas está programada para o dia 28 de março no Capitólio, sede do poder legislativo estadual, do Kansas em Topeka, a capital do Estado. Uma petição de fiéis católicos pedindo a Laura Kelly, governadora do Kansas, para vetar o evento já coletou cerca de 40 mil assinaturas.
Chuck Weber, diretor executivo da Conferência Católica do Kansas, disse ontem (17) à CNA que atualmente não há evidências de que o incidente de vandalismo em Wichita esteja de algum modo ligado ao ritual de adoração satânica planejado para 28 de março. Um endereço para um site satânico foi deixado em St. Patrick's, mas não se refere ao mesmo grupo que planeja ir para Topeka, disse o diretor executivo.
Weber disse anteriormente à CNA que Michael Stewart, o organizador do grupo que planeja a "missa negra", tem telefonado para a Conferência Católica do Kansas com o propósito de "insultar a mim e aos bispos", até mesmo enviando mensagens de texto para Weber pessoalmente para assediá-lo e se gabar de sua intenção de "matar Jesus".
Stewart falou ao noticiário local na semana passada, quando descreveu a "missa" como um ato de protesto contra a autoridade e disse que o grupo planeja fazer seu ritual dentro do prédio do Capitólio do Kansas, apesar da governadora Kelly decretar que os satanistas devem permanecer ao ar livre. Stewart disse também que o grupo planeja parodiar de maneira blasfema as Estações da Cruz da Via-Sacra.
Jonah McKeown é jornalista e produtor de podcasts de Catholic News Agency. Tem um mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri e trabalhou como escritor, produtor radial e camarógrafo.
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.